PROSUB avança na instalação do shiplift

0
2428
Imagem 1 e 2  Shipfit-PROSUB.
(Imagem: Marinha do Brasil)

Dando continuidade ao Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), a Marinha do Brasil  concluiu o recebimento de sete módulos da plataforma elevatória, 34 guinchos e acessórios que irão compor o shiplift (elevador de navios), com instalação prevista para o final deste mês. O fabricante do material é a TTS Handling System AS, empresa norueguesa que projeta, desenvolve e fornece soluções e serviços de equipamentos para a indústria marítima.

O elevador de navios é empregado no lançamento dos submarinos ao mar e no recolhimento para manutenção. É constituído por uma plataforma estrutural que se move na vertical, possibilitando que a embarcação, ao entrar na doca do elevador de navios, seja erguida ao nível do cais e movimentada para o pátio ou para o prédio do estaleiro.

Imagem 4 Shipfit-PROSUB
Desembarque dos 34 guinchos que irão compor o shiplift. (Imagem: Marinha do Brasil)

A construção do elevador de navios está sendo executada na área sul da Base Naval, localizada no Complexo Naval de Itaguaí, região destinada à montagem, lançamento, operação e manutenção dos submarinos. Instalada em área marítima, a plataforma elevatória possuirá 110 metros de comprimento por 20 metros de largura e sua estrutura suportará cargas de até oito mil toneladas.

A realização deste projeto representa um avanço tecnológico nas obras do Programa de Desenvolvimento de Submarinos. A área sul abrigará quatro grandes empreendimentos: dois estaleiros, um de construção, onde está sendo instalado o elevador de navios, e outro de manutenção de submarinos, a Base Naval e o Complexo Radiológico.

Ivan Plavetz