Projeto ASTROS 2020 entrega 2º lote de viaturas

0
5760
Segundo lote do Projeto ASTROS 2020 foi entregue ao CMP (Imagem: Exército Brasileiro)

O Exército Brasileiro recebeu o segundo lote de viaturas na versão MK-6 para o Comando Militar do Planalto (CMP), adquirido pelo Projeto Estratégico do Exército ASTROS 2020. O evento aconteceu no 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF), em Formosa (GO).

Foram entregues 11 viaturas do sistema de lançamento múltiplo de foguetes ASTROS. O lote tem cinco viaturas lançadoras múltiplas universais, com capacidade de lançamento de até 32 foguetes em 16 segundos, a uma distância que pode chegar a 80 Km, capazes de receber o foguete guiado SS-40 e o míssil tático de cruzeiro, com alcance de até 300 Km.

Outras cinco são remuniciadoras para transporte de “contêineres-lançadores” de munição e remuniciamento das lançadoras múltiplas universais, além de uma viatura posto meteorológico para auxiliar na execução dos tiros.

As viaturas vão equipar a 2ª Bateria de Mísseis e Foguetes do 16º Grupo de Mísseis e Foguetes (16º GMF) e completar o 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF), integrantes do Forte Santa Bárbara, em Formosa.

Após a cerimonia foram realizados disparos de foguetes com o ASTRO (Imagem Exército Brasileiro)
Após a cerimonia foram realizados disparos de foguetes com sistemas ASTROS (Imagem: Exército Brasileiro)

 

Ivan Plavetz