Programa Horus FT 100 recebe homologação do Ministério da Defesa

0
1791
Foto 2 HorusFT100.
O Horus FT100 já está sendo exportado. (Imagem: FT Sistemas)

A aeronave remotamente pilotada (ARP) Horus FT 100, cujo desenvolvimento foi iniciado em 2010 pela FT Sistemas, de São José dos Campos (SP), com participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), recebeu, através de Portaria nº 2.640/MD do Ministério da Defesa, a homologação como Produto Estratégico de Defesa (PED).

A homologação representa o reconhecimento de seu caráter estratégico para a Defesa Nacional e consolida o Programa Horus junto às Forças Armadas do Brasil.

O Horus FT 100 começará a ser operado pelo Exército Brasileiro ao longo do primeiro trimestre deste ano e é o único Sistema ARP já exportado pelo Brasil, demonstrando o potencial do programa.

Trata-se de um veiculo aéreo não tripulado (VANT) projetado para ser utilizado em aplicações típicas de curto alcance realizadas por pelotões, companhias e até batalhões.

Aplicações típicas envolvem desde a busca de alvos de artilharia ao auxílio no deslocamento de infantaria e cavalaria; passando por operações especiais e contraterrorismo; reconhecimento policial urbano; até vigilância perimetral.

No setor privado, pode ser utilizado para aerolevantamento por clientes que requerem flexibilidade e mobilidade para operações a curtas distâncias (10 – 20 km).

Baseado em qualquer cidade com acesso a rede de aviação comercial, o sistema e sua equipe de operações pode ser despachado para qualquer localidade do Brasil, por exemplo, em apenas um dia. O Horus é capaz de realizar o aerolevantamento de até 4 mil hectares por voo.

A FT Sistemas é pioneira no desenvolvimento de ARPs. Fundada em 2005, a empresa 100% nacional atua no desenvolvimento de sistemas aeronáuticos, dando suporte à produção de sistemas robóticos em projetos do Ministério da Defesa. A empresa participa dos principais projetos de VANTs militares no País, consolidando sua posição de liderança e referência nesta área. Detentora de tecnologias próprias, a FT é uma Empresa Estratégica de Defesa, homologada pelo MD.

Ivan Plavetz