Primeiro F-35A para Israel vai tomando forma

0
1477
Imagem 1 1ºF-35-Israel
(Imagem: Lockheed Martin)

O primeiro dos 33 aviões de combate Lockheed Martin F-35 Lightning II Joint Strike Fighter (JSF) destinado a Israel começou a ser montado na linha de produção da companhia localizada no Texas, segundo anunciou a fabricante.

Um dos anteparos estruturais do primeiro exemplar da configuração CTOL (Conventional Take-Off and Landing) F-35A , designado AS-1, foi acoplado para formar a estrutura da aeronave, que deverá ser entregue para a Força Aérea de Israel (IAF conforme sigla em inglês) ainda este ano.

A Israel Aerospace Industries (IAI) irá fabricar os conjuntos de asas enquanto a também israelense Elbit Systems por meio de sua subsidiária Cyclone Ltd produzirá componentes da fuselagem conformados com materiais compósitos. A Elbit Systems fornecerá também capacetes Gen 3, enquanto o primeiro avião destinado para a IAF apresentara características contendo algumas modificações que possibilitara integração de equipamentos eletrônicos e armamento desenvolvidos em Israel.

Em 2011 a IAF revelou que seus F-35A, cujo nome adotado será Adir (Poderoso em hebraico) operarão a partir da Base Aérea de Nevatim, no deserto de Negev, sul de Israel. Essa base foi ampliada em 2008, incluindo sua pista que tornou-se a maior do país e da região do Oriente Médio.

Israel será o primeiro país a alcançar o status operacional com o F-35, prevendo-se que a Capacidade Operacional Inicial (IOC) seja declarada até o final de 2016. Apesar de ter contratado 33 unidades, há informações de que a quantidade de F-35 requisitada chega a 100 exemplares.

Ivan Plavetz
Fonte: Jane’s Defence Weekly