Primeira visão do Armadillo TA-2 montado no M1152 HMMWV (LAAD 2019)

0
1122
O Armadillo TA-2 foi desenvolvido e patenteado pela Mac Jee para oferecer ao mercado um sistema compacto, que atenda as demandas pelo uso de carros menores para suportar lançadores de foguetes.

Paulo Bastos, direto do Rio Centro

A Mac Jee, empresa brasileira com atuação no setor de Defesa, apresenta, com exclusividade na LAAD Defence & Security, as novas funcionalidades do Armadillo TA-2.

No estande da empresa, localizado no Pavilhão 04, os visitantes podem conhecer o protótipo do exclusivo e inovador sistema de posicionamento e lançamento de foguetes da Mac Jee, além de conferirem as funcionalidades por meio de animações.

O Armadillo TA-2 foi desenvolvido e patenteado pela Mac Jee para oferecer ao mercado um sistema compacto, que atenda as demandas pelo uso de carros menores para suportar lançadores de foguetes.

O sistema da Mac Jee será construído e montado já a partir do segundo semestre de 2020.

O Armadillo TA-2 na proposta para o Exército Brasileiro, montado na plataforma Iveco LMV.

Entre as novas funcionalidades agregadas ao projeto inicial do Armadillo TA-2 estão: Sistema de conduta de tiro optrônico, desenvolvido com capacidade de designação de alvo até 10 quilômetros, tanto de dia quanto a noite; mastro optrônico retrátil; sistema de nivelamento do veículo eletrônico automático; computador de bordo touchscreen, permitindo a operabilidade do sistema completo desde a cabine do veículo.

A plataforma de lançamento opera em 360º e carrega três módulos, cada um contendo 16 foguetes de 70 mm, totalizando 48 disparos – tendo ainda mais 32 foguetes em um compartimento de recarregamento automático.

O protótipo foi instalado no veículo da empresa americana AM General, modelo M1152 HMMWV. Após a LAAD 2019, o Armadillo TA-2 entra em fase de testes no CAEX (Centro de Avaliações do Exército), no Rio de Janeiro.

O sistema pode ser operado manualmente ou de forma automática e foi projetado para retrair integralmente no veículo durante a fase não ofensiva.

Por ser totalmente retrátil, o sistema fica totalmente escondido, fazendo com que o veículo seja confundido com um veículo de patrulha 4×4 padrão.

Além disso, mantém a eficiência em qualquer condição meteorológica, mesmo em situações extremas como tempestades de areia, fortes chuvas ou frio extremo, ou variedades de terrenos.

O protótipo foi instalado no veículo da empresa americana AM General, modelo M1152 HMMWV e deve entrar em fase de testes no CAEX (Centro de Avaliações do Exército), no Rio de Janeiro.

A proposta do Armadillo TA-2 empregando o Humvee: exportações.

Além desse protótipo, a Mac Jee já prepara novas versões do sistema lançador de foguete, como um veículo de comando e controle e um veículo de observação avançada.

“O Armadillo TA-2 é o veículo leve com maior poder de fogo do mundo, podendo disparar tiros diretos até dois quilômetros sem estabilização e até dez quilômetros em tiros de artilharia indireta. Esse é um novo conceito que a Mac Jee passa a oferecer ao mercado, representando um novo marco ao setor de Defesa”, destaca o CEO da Mac Jee, Simon Jeannot.

Breve mais informações em T&D. #LAAD2019