Primeira seção do submarino Tonelero é entregue pela NUCLEP

0
3665

A Nuclebras Equipamentos Pesados S/A (NUCLEP), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), entregou a primeira seção do submarino SBR-3, parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). O segmento pertence ao futuro submarino Tonelero, que está sendo construído pela Itaguaí Construções Navais (ICN).

“A entrega constitui mais um importante marco contratual atingido no programa, reforçando a capacidade da NUCLEP em atender com excelência as demandas estratégicas do país”, diz trecho de comunicado emitido pela companhia pública.

O contrato entre a NUCLEP e ICN prevê o fornecimento de seções de cascos resistentes para quatro submarinos convencionais, sendo que as partes correspondentes ao SBR-1 (Riachuelo) e o SBR-2 (Humaitá) já foram entregues nos anos de 2015 e 2016, respectivamente. A conclusão da fabricação das partes do SBR-3, num total de cinco, está prevista para este ano. O casco resistente do SBR-4 (Angostura) deve ser entregue em 2018.

PROSUB

Iniciado em 2008, o PROSUB  é uma parceria firmada entre Brasil e França que prevê, entre outros pontos, a transferência de tecnologia necessária para a construção de quatro submarinos convencionais diesel-elétricos, e também do futuro submarino brasileiro de propulsão nuclear (SNBR  Álvaro Alberto)

 

Ivan Plavetz