Primeira piloto da Polícia Militar do Paraná estreia em voo operacional.

0
1499

Paraná – A 1° PM Tenente Maitê Baldan, primeira mulher piloto da Polícia Militar do Paraná, realizou o seu primeiro voo operacional, exercendo a função de copiloto e coordenadora de operações aéreas (COA) do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (BPMOA).

Ela é a primeira mulher a pilotar em missões de resgate, salvamento e policial e a primeira formanda da Escola de Aviação da PM.

Após muitos desafios na longa formação teórica e prática, várias horas de instruções em aeronaves de menor porte (Falcão 07, helicóptero Robinson R44 Raven II, prefixo PP-ADN), Baldan cumpriu todos os requisitos em manobras e voos técnicos especializados.

Realizou o curso de coordenador de Operações Aéreas, plano técnico operacional, ground school, check de voo monoturbina e cumprimento da primeira fase do Plano de Ascensão em Asas Rotativas.

Com essa fase finalizada, a tenente começa a trabalhar como 2P e COA no helicóptero EC130 B4 no atendimento às missões reais.

Essa fase vai habilitar Baldan para a realização das demais fases da ascensão técnica e conseguir exercer a função de comandante de aeronaves da PM do Paraná.

O BPMOA está sediado no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, com atuação em todo o território estadual.

Em 2018 o Batalhão realizou mais de 1.400 missões, 810 vítimas foram atendidas, 582 operações policiais, 784 transportes de pacientes e de órgãos e 62 voos de busca e salvamento.

Fonte: BPMOA