Portões Abertos no PAMA-SP teve público recorde

0
1373

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizou no último domingo (09) o tradicional Portões Abertos, evento que faz parte das festividades alusivas ao Dia do Aviador, cuja data oficial será comemorada no próximo dia 23 de outubro.

De acordo com estimativas passaram pelas instalações do PAMA-SP mais de 100 mil pessoas, um recorde, que puderam ver de perto 18 aeronaves entre militares e civis, aviões e helicópteros. As instalações internas da unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), notadamente as oficinas onde são revisados e revitalizados os caças Northrop F-5M, também foram objeto de grande interesse do público.

O público pode conhecer a linha de revisão geral dos caças F-5EM (Imagem Ivan Plavetz)
O público pode conhecer a linha de revisão geral dos caças F-5EM (Imagem: Ivan Plavetz)

Também houve uma exibição aérea da Esquadrilha da Fumaça, a primeira realizada sobre o Campo de Marte depois da troca do T-27 Tucano pelo novo e mais potente A-29 Super Tucano da Embraer. A altitude do teto operacional contribuiu para o sucesso das demonstrações permitindo que os quatro A-29 da equipe realizassem inúmeras manobras verticais do seu envelope de exibição.

O teto operacional permitiu que a Esquadrilha da Fumaça realizasse manobras verticais (Imagem Ivan Plavetz)
O teto operacional permitiu que a Esquadrilha da Fumaça realizasse manobras verticais (Imagem: Ivan Plavetz)

O caráter institucional, interativo e cultural do evento também superou as expectativas. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as diversas organizações da Força Aérea Brasileira, como por exemplo, Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica (EPCAR) e Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), e unidades das policias civil e militar de São Paulo, que levaram para o evento viaturas, equipamentos e efetivos especializados.

Helicóptero H-60 Blackhawk exibido na exposição estática (Imagem: Ivan Plavetz)
Helicóptero H-60 Blackhawk exibido na exposição estática (Imagem: Ivan Plavetz)

Os visitantes tiveram a oportunidade de ver viaturas e equipamentos militares históricos incluindo usados durante a II Guerra Mundial e adquirir centenas de itens temáticos como trajes com temas militares, livros, pins, chaveiros e maquetes, entre outros.

Ivan Plavetz