Polícia Federal deverá emitir RFI para veículos blindados equipados com RCWS

0
1452

A redação de T&D, através de fontes na instituição, foi informada que o Departamento de Polícia Federal deverá emitir em 2019 um Request for Information (RFI) visando adquirir até nove veículos blindados equipados com estações remotas de armamento (RCWS).

Os requisitos do veículo (leve, médio ou pesado), e qual tipo de estação remota de armamento (sensores associados) e armamento (sabe-se que será o calibre 5,56 mm) serão licitados não foram informados.

“Se” a Base Industrial de Defesa brasileira estiver apta para atender este RFI, quais seriam as opções existentes no mercado brasileiro que poderiam de alguma forma atender ao Departamento de Polícia Federal?

Vejam a seguir através de links de acesso (clique no texto para ler o artigo completo) uma série de reportagens produzidas pelo especialista em blindados Paulo Roberto Bastos e jornalista Roberto Caiafa, onde é possível visualizar todas as propostas de veículos blindados em concepção/prototipagem e/ou industrialização/produção no mercado nacional, na atualidade.

O protótipo do Avibras Guará 4WS.

Com capacidade para cinco tripulantes devidamente equipados, a viatura Guara 4WS é destinada ao emprego tático em operações especiais de forças de segurança em área urbana, realizando o combate ao crime organizado de trafico de drogas, assalto a bancos e carros fortes, etc. versátil, pode ser utilizado em áreas rurais no combate aos conflitos armados irregulares. Também está disponível na versão transporte de tropas com capacidade para 10 tripulantes e na versão com blindagem apropriada para Defesa Civil e Polícia Florestal, dentre outras versões em estudo.

O M27 Marruá LAPV/VBPL em imagem de Roberto Caiafa na fábrica da Agrale em Caxias do Sul (RS).

Com um baixo peso para um veículo blindado da sua categoria (4,3 toneladas), e bastante ágil, o M27 Marruá LAPV/VBPL  já se apresentava em 2012 como uma excelente opção custo x benefício para as forças de segurança nacionais, além de apresentar baixo fator de risco, já que seria baseado em um veículo militar homologado pelas forças armadas brasileiras.

Classificado como de porte leve pela indústria de defesa, o Gladiador II pesa aproximadamente oito toneladas e é um veículo de tração 4×4. De projeto 100% nacional, o veículo passou pelos chamados testes iniciais de ação de choque, os quais incluem potência, resistência de blindagem, velocidade e autonomia, obtendo resultados que o colocaram à frente de similares oferecidos por multinacionais tradicionais, de países como Itália, Alemanha e Estados Unidos.

O estande da ARES Aeroespacial reservou uma das maiores novidades da LAAD Security 2018, um novo veículo blindado 4×4 desponta no mercado, o AC-1. Para conhecer um pouco mais sobre esse carro, Tecnologia & Defesa entrevistou o engenheiro Odilon Lobo de Andrade Neto, ex-membro da ENGESA e da ENGEPEQ, responsável, ente outros, pelo desenvolvimento do Carro de Combate Osório.

O LMV-BR, foi declarada vencedora do Programa VBMT-LR (Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas), que faz parte do Projeto Estratégico Guarani, que prevê a aquisição de um total de 186 veículos blindados leves polivalentes em três lotes:

O primeiro com 32 exemplares importados; o segundo com 77 unidades obtidas através de kits completos “Knock-Down” para montagem local, na fábrica da IVECO, em Sete Lagoas (MG); o terceiro, com a mesma quantidade do lote anterior, seriam produzidos em série no Brasil com um alto índice de nacionalização (claro que essa comprar ainda depende da liberação orçamentária)…

Paulo Bastos no posto do artilheiro da torre REMAX (ARES Aeroespacial) no Guarani: uma revolução para o Exército Brasileiro.

O REMAX, já adotado pelo Exército Brasileiro (EB), é uma estação de armas remotamente controlada giro-estabilizada para metralhadoras 12,7 mm e 7,62 mm que foi desenvolvida a partir dos requisitos do EB por meio de parceria da ARES com o CTEx (Centro Tecnológico do Exército).….

STARMAX, um sistema de treinamento virtual para o atirador da estação de armas remotamente controlada REMAX. (clique na foto para artigo sobre STARMAX).