Pilotos colombianos testam Eurofighter Typhoon

0
1909
Imagem 1 Typhoon-Colômbia
(Imagem: Ejército del Aire)

Uma equipe multidisciplinar da Força Aérea da Colômbia (FAC) passou pela Base Aérea de Morón, Espanha, para avaliar em terra e em voo o avião de combate Eurofighter Typhoon, segundo informou a revista Aeronáutica y Astronáutica, órgão de imprensa pertencente ao Ejército del Aire (Força Aérea da Espanha).

A publicação indicou que integrantes da comitiva colombiana voaram missões de familiarização e executaram procedimentos táticos como reabastecimento em voo e uma combinação de operações ar-ar e ar-solo. Adicionalmente, visitaram instalações de suporte logístico e assistiram a atividades de manutenção e demonstrações do nível de confiabilidade desse sistema de armas.

O governo da Colômbia esta levando a cabo um processo de avaliação de diversos candidatos para reequipar sua Força Aérea com um novo caça polivalente de última geração que permita substituir sua atual frota de aviões de combate Kfir de origem israelense que, nos últimos anos, tem sofrido acidentes principalmente por força de problemas com os motores J-79.

Imagem 2 Typhoon-Colômbia
(Imagem: Ejército del Aire)

Atualmente, os Kfir C-10 formam a linha de frente da defesa aérea da Colômbia. Foram adquiridos exemplares da versão C-7 em 1989 e em 2010 esses jatos supersônicos passaram por processo de modernização com vistas a eleva-los para o padrão C-10.

Os candidatos também já avaliados pela FAC são o norte-americano Lockheed Martin F-16, o francês Dassault Mirage 2000 e o sueco SAAB Gripen NG.

O aprovisionamento financeiro para esse programa é de vital importância para sua breve conclusão ao mesmo tempo que a situação estratégica do país frente aos desafios representados pela FARC e por sua posição geográfica demandam uma adequação do poder aéreo da Colômbia.

Ivan Plavetz