Phénix realiza voo inaugural: Primeiro Airbus A330 MRTT para a França

0
542
Voo inaugural do primeiro A330 MRTT do ADLA. (Imagens: Airbus)

A Airbus Defense and Space realizou o voo inaugural do primeiro A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) destinado à França.

Denominada Phénix quando em serviço no ADLA, é o primeiro de nove exemplares encomendados pela Direção Geral de Armamento (DGA) (com opção para três aeronaves adicionais).

Este é o segundo A330 MRTT de novo padrão a decolar.

As modificações incluem mudanças estruturais, melhorias aerodinâmicas para reduzir o consumo de combustível, computadores e aviônica avançados e sistemas militares melhorados.

A aeronave foi montada em Toulouse no padrão civil A330, antes de ser convertida em MRTT nas facilidades de Getafe.

A tripulação no comando do voo inaugural declarou que a aeronave operou de acordo com as expectativas durante 3h 25m. O A330 MRTT “Phoenix” será equipado com o Airbus Aerial Refeling Boom System (ARBS) e terá capacidade adicional de transportar 272 passageiros ou receber uma configuração para evacuação médica.

A primeira entrega para o ADLA está prevista para 2018. Um total de 51 Airbus A330 MRTTs foram encomendados por oito países e 28 exemplares já foram entregues.

O novo “Phénix” vai ampliar enormemente o alcance global das Forças de Reação Estratégicas Francesas, além de oferecer uma capacidade complementar de transporte.