Parque Regional de Manutenção/5 realiza último teste de 2017 da VBTP M113BR

No dia 5 de dezembro corrente, foi realizado no Campo de Instrução Coronel Brasilguarany Arruda (CICBA), no município de Quatro Barras (PR), o último teste de certificação de um lote de oito exemplares da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) M113BR em 2017.

Os testes têm início com a rodagem das viaturas desde as instalações do Parque Regional de Manutenção/5 (Pq R Mnt/5), no bairro do Bacacheri, em Curitiba-PR, até o CICBA.

Nas instalações do Campo de Instrução, além do deslocamento no terreno, as viaturas foram verificadas com relação aos parâmetros de pivotamento, estanqueidade, flutuabilidade e navegabilidade.

Deslocamento do comboio em direção ao CICBA

Computando-se apenas os trajetos de ida e volta durante os testes, as viaturas percorreram cerca de 80 km. Esse último lote testado marca a finalização de 274 viaturas modernizadas desde o começo do projeto, das quais 258 já foram distribuídas para diversas Organizações Militares.

O Projeto de Modernização da VBTP M113B, para a versão M113BR, teve início em 2012, por meio de acordo internacional, via programa FMS (Foreign Military Sales), entre os Governos do Brasil e dos Estados Unidos da América, com a participação da empresa BAE Systems.

A primeira medida adotada pelo Pq R Mnt/5 foi a preparação da linha de produção para que fosse modernizada a viatura protótipo; em seguida, essa viatura seguiu para o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), onde foi submetida a diversos testes em concordância com as Normas do Exército Brasileiro (NEB), bem como algumas normas internacionais. Na sequência, produziu-se um lote-piloto, que foi apreciado e aprovado por aquele Centro.

A produção seriada foi efetivamente iniciada em 2013, com a primeira fase, correspondente ao primeiro contrato via FMS, encerrada em 2015 após a modernização de 150 viaturas.

Teste de estanqueidade, flutuação e navegabilidade

Hoje, está em andamento a segunda fase, relativa ao segundo contrato de mesma natureza, com previsão de encerramento em 2019, contemplando outras 236 viaturas. O possível terceiro contrato ainda se encontra em fase de estudo pelo Estado-Maior do Exército e pelo Comando Logístico.

Nesse processo de modernização, a VBTP M113 recebe outro conjunto de força e um reforço na suspensão, além de alterações de sistemas e componentes que permitem suportar a potência adicional de cerca de 90cv, característica técnica desejável para acompanhar a Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBC CC) Leopard 1A5 em uma força-tarefa.

Viaturas estacionadas e equipe do Pq R Mnt 5 no CICBA aguardando início do teste

O Projeto conta, ainda, com modificações importantes no Sistema de Comunicações, através da adoção do equipamento rádio digitalizado FALCON III da Harris e do intercom (gerenciador de conectividade) Thales SOTAS.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Santiago Rivas (*) Após a aprovação dos recursos pelo Ministério da Economia da Argentina, no dia de ontem, 26 de...

Comentários

EM BREVE