
O Panzerkampfwagen VIII Maus (“Mouse“) foi um tanque super pesado da Segunda Guerra Mundial, concluído no final de 1944.
É o veículo de combate blindado mais pesado já construído.



Cinco foram encomendados, mas apenas dois cascos e uma torre foram concluídos, a torre sendo anexada, antes que os campos de teste fossem capturados pelo avanço das forças militares soviéticas.
Esses dois protótipos foram submetidos a testes no final de 1944.
O veículo completo tinha 10,2 metros (33 pés 6 pol) de comprimento, 3,71 metros (12 pés 2 pol) de largura e 3,63 metros (11,9 pés) de altura.
Pesando 188 toneladas, o principal armamento do Maus era o canhão Kwp 44 L / 55 de 128 mm projetado pela Krupp, baseado na peça de artilharia de campo anti-tanque Pak 44 de 12,8 cm também usada no caça-tanques Jagdtiger do tipo casemate, com um canhão coaxialKwK 44 L / 36,5 de 75 mm.




O canhão de 128 mm era poderoso o suficiente para destruir todos os veículos de combate blindados aliados em serviço, alguns a alcances superiores a 3.500 metros.
Uma resposta
Vale lembrar que os testes feitos com o MAUS pelos soviéticos foram no campo de provas do exército vermelho em Kubinka, único local do mundo onde se pode ver um MAUS, até ele ser transferido para o Parque Patriótico, alguns kilômetros antes de Kubinka.
Na carroceria é possível ver até hoje as marcas onde os preojéteis de artilharia foram lançados.