Os 99 anos do major John Buyers, veterano do 1º Grupo de Caça (Senta a Pua!)

0
1577
Na foto, feita em 26 de setembro de 2015, Buyers autografa o livro “Heróis dos Céus” durante a inauguração da Sala Nero Moura do Museu Da Feb de Belo Horizonte.

Hoje, dia 08 de janeiro, um dos heróis do 1º Grupo de Caça, Maj. John Willian Buyers, que atuou como Oficial de Ligação entre a Força Aérea norte-americana e a brasileira durante a Campanha da Itália, estaria completando 99 anos de idade.

Ele jamais será esquecido!

Buyers no cockpit de um P-47D Thunderbolt do 1º GAVCA, durante a Campanha da Itália.
Nascido de pais americanos em Juiz de Fora-MG, John passou toda a infância e adolescência no interior de Minas Gerais.
Sua família mudou-se para os EUA pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial e, após o ataque a Pearl Harbor, foi a vez dele se voluntariar para a USAAF.
Pouco após a entrada do Brasil na guerra, em agosto de 1942, Buyers foi enviado para a Base Aérea de Natal, onde travou contato com o Major Nero Moura, futuro comandante da caça brasileira na Itália.
Coronel Nero Moura e Capitão John Buyers na Itália .
Com a criação do 1º Grupo de Aviação de Caça em dezembro de 1943, Moura solicitou que Buyers, que falava português fluente e com quem já tinha uma boa amizade, fosse o oficial de ligação da unidade com o comando em Washington.
Buyers acompanhou o grupo brasileiro durante todo o percurso de treinamento na Flórida, Panamá e Nova Iorque, e embarcou juntamente com eles para a Itália em setembro de 1944.
No teatro de operações, ele foi instrumental em manter as boas relações e comunicações entre os pilotos brasileiros e seus colegas norte-americanos, e conseguiu para o grupo um bombardeiro B-25 Mitchell que foi usado como aeronave de transporte até o fim da campanha.
Ao lado do B-25 “Desert Lil”. Pisa, dezembro de 1944.
Com o acúmulo da perda de pilotos em combate e a escassez de novos recompletamentos enviados do Brasil, John Buyers voluntariou-se para voar missões nos comandos dos P-47 ao lado de seus compatriotas brasileiros.
Até o fim da campanha, ele havia voado 22 missões de combate nas aeronaves do Senta a Pua, de forma totalmente voluntária, para ajudar o depletado grupo a cumprir as missões atribuídas.
Após a guerra, passou para a reserva como Major e retornou ao Brasil, onde estabeleceu família.
Brigadeiro Rui Moreira Lima, Brigadeiro José Meira de Vasconcelos e Major John Buyers na Base Aérea de Santa Cruz, 22 de abril de 2012.

Na foto que abre esse artigo, feita em 26 de setembro de 2015, Buyers autografa o livro “Heróis dos Céus” durante a inauguração da Sala Nero Moura do Museu Da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em Belo Horizonte.

28 de setembro de 2015, Museu da FEB BH.