O primeiro M577 versão ambulância (protótipo) do Exército Brasileiro.

0
17812
Esse protótipo está sendo aperfeiçoado em Curitiba (Paraná) através de uma parceria entre o 20º Batalhão de Infantaria Blindada (20º BIB) e o Parque Regional de Manutenção 5 (PQ R MNT/5). (Imagem: tenente médico Gustavo "Doc" Rocha / sargento Sidney/20º BIB).
O VBE M577 protótipo da versão ambulância recebeu no último dois de outubro as marcações típicas de um veículo de saúde, as cruzes vermelhas.
Esse protótipo está sendo aperfeiçoado em Curitiba (Paraná) através de uma parceria entre o 20º Batalhão de Infantaria Blindada (20º BIB) e o Parque Regional de Manutenção 5 (PQ R MNT/5).
O veículo blindado M577, de um lote recebido recentemente pelo Exército Brasileiro, está sendo convertido para tornar-se uma Ambulância capaz de atender ao padrão do tipo B, ou seja, capaz de realizar o Suporte Básico.
Entre as adaptações internas, serão instaladas tomadas com conversão de voltagem 24V/120v para receber equipamentos médicos como desfibrilador ou cardioversor, monitores de dados vitais, sistema de oxigênio/vácuo além da maca retrátil.
Imagem: tenente médico Gustavo “Doc” Rocha / Sargento Sidney / 20º BIB

A conversão está sendo feito em parceria com o Parque Regional de Manutenção 5, seguindo as recomendações da equipe do 20º BIB que está trabalhando no veículo.

O M577 ambulância terá como missão retirar o ferido da zona quente (linha de frente) para a retaguarda e entregá-lo as equipes médicas já estabilizado tendo em vista os recursos de Suporte Básico de Vida instalados a bordo da viatura.

As VBE M577 são derivadas das VBTP M113 A2.

Elas possuem design parecido, mas as viaturas M577 dispõem de layout interno adaptado, com teto mais alto, medindo 2,70 metros de altura e, aproximadamente, 4,90 metros de comprimento, permitindo acomodar melhor os militares internamente.

A estrutura do blindado é em duralumínio assim como nos M113 e até 40% dos seus componentes são fabricados a partir de ligas leves. Seu peso é de, aproximadamente, 12 toneladas, o motor é um Detroit Diesel 6V53, com 212 HP, que faz com que o blindado atinja uma velocidade máxima em torno de 60 km/h, e o tanque de combustível tem capacidade de 454 litros, garantindo uma autonomia de cerca de 480 quilômetros.

Um M577 ambulância do 11th Armored Cavalry Regiment no Vietnã (US Army).

A guarnição da viatura é composta de 5 militares, incluindo o motorista.

Os acessos para tripulação entrar e sair do veículo são feitos por meio da rampa traseira, da portinhola e da escotilha do comandante.

O blindado possui uma barraca que pode ser presa e estendida, quando o veículo está parado, a partir da retaguarda da viatura, fornecendo um espaço de trabalho adicional para a equipe de saúde.

A VBE M577 é equipada, ainda, com um gerador diesel externo, montado na frente da viatura, que desenvolve 7 KW para fornecer energia de 24 volts e 110/220 volts.

O gerador tem condições de alimentar todos os sistemas eletrônicos e equipamentos de comunicação quando o motor principal do M577 estiver desligado.

Além disso, esse gerador pode ser removido do veículo usando uma talha e, assim, ser usado como uma unidade estacionária.

A energia gerada por ele também pode ser exportada para outros fins.

Um único gerador tem capacidade de fornecer energia suficiente para 02 (duas) VBE.

O M577 ambulância salvando vidas no Vietnã, há cinquenta anos, quando era operado pelo 3/5 cavalry “Black Knights” 9th Infantry Division “Old Reliables”.