O “Kalaetron” da HENSOLDT revoluciona os sistemas de proteção eletrônica (receptor de alerta radar).

0
1171
O Kalaetron RWR usa técnicas de inteligência artificial (IA) para detectar novos padrões de ameaças a partir de uma enorme quantidade de dados brutos coletados.

A HENSOLDT, a principal casa de sensores independente da Alemanha, está introduzindo no mercado o novo sistema de alerta por radar “Kalaetron RWR” (RWR = Radar Warning Receiver), que revoluciona a proteção de aeronaves e helicópteros contra armas guiadas por radar.

Este novo produto será apresentado ao público pela primeira vez na Conferência Electronic Warfare Europe, que acontece em Estocolmo até o dia 15 de maio corrente.

“Com a ajuda dos mais recentes métodos de inteligência artificial e processamento digital de sinais, o nosso Kalaetron RWR detecta ameaças baseadas em radar de forma antecipada e confiável”, explicou Celia Pelaz, Chefe da Divisão Spance Spectrum / Airborne Solutions.

“Nosso novo produto aumenta a assertividade de aeronaves e helicópteros e sua capacidade de sobrevivência, especialmente em vista do espectro de sinal cada vez mais denso e da crescente ameaça representada pelos sistemas de defesa aérea altamente integrados.”

Devido ao seu design totalmente digital, o novo alerta radar detecta e identifica ameaças de forma incrivelmente rápida e com uma taxa de alarme falso muito baixa, em uma faixa de frequência extremamente ampla.

O Kalaetron RWR usa técnicas de inteligência artificial (IA) para detectar novos padrões de ameaças a partir de uma enorme quantidade de dados brutos coletados.

Isso é especialmente importante para identificar os mais recentes sistemas de radar de defesa aérea que cobrem uma largura de banda extremamente ampla ou que saltam entre freqüências específicas em frações de segundo.

Assim, o Kalaetron permite que aeronaves de combate ou de transporte sejam protegidas, mesmo contra as próximas armas antiaéreas e sistemas integrados de defesa aérea, ao mesmo tempo em que oferece um grande potencial de adaptabilidade para lidar com futuras ameaças.