O Curso de Operação da Viatura Blindada Especial de Engenharia na Alemanha (AÇO!)

0
1707
German Armed Forces Engineering Tank " Dachs" by the Presentation " Wesersprung 2016" at the River Weser ( North of Germany) ,Holzminden Homebas of Panzerpionier Btl 1.

Figura 1: Instrução do Sistema Escavadeira
Fonte: Curso de Op VBE Eng Leopard 1 BR/2018 no CIBld

Os Pionierpanzer 2 ou Viatura Blindada Especial de Engenharia Leopard 1 BR como é chamada no Brasil, foram compradas da República Federal da Alemanha e chegaram no Brasil, no início do ano de 2010, acompanhadas dos carros de combate da família Leopard.

Em junho de 2010, foi realizado no Brasil o primeiro curso de operação da VBE Eng Leopard 1 BR. Ele foi ministrado por instrutores alemães aos militares do CI Bld. A partir do ano de 2011, esse curso passou a ser ministrado no CI Bld por seus respectivos instrutores aos demais militares do Exército.

Em cumprimento ao Plano de Cursos e Estágios em Nações Amigas (PCENA), desde 2012, 01 (um) Oficial e/ou 01 (um) Sgt Eng são designados anualmente para a realização desse curso na Alemanha. Inicialmente, esses militares frequentam por seis meses o Estágio de Idioma Alemão na Escola de Idiomas do Exército Alemão (Busdesspracheamt) na cidade de Hürth e, em prosseguimento, realizam um Estágio de Corpo de Tropa em um Batalhão de Engenharia de Combate Blindado e o Curso de Operação da VBE Eng (Dachs) no Centro de Instrução de Engenharia (Ausbildungszentrum Pioniere) em Ingolstadt.

1. O Centro de Instrução.

O Centro de Instrução de Engenharia fica localizado na cidade de Ingolstadt, no sul da República Federal da Alemanha, sendo o principal Centro de Instrução dos cursos referentes à Arma de Engenharia.

Nesse Centro são realizados vários cursos, dentre os quais podemos citar os cursos de operação das viaturas blindadas Biber (VBEL Pnt Leopard 1), Dachs (VBE Eng Leopard 1) e Keiler (Viatura Blindada Especial para Abertura de campos e áreas minadas), além de cursos de infraestrutura, especialistas em soldagem, equipamentos de construção e treinamentos com explosivos.

2. O Curso

O curso de operação da VBE Eng Leopard 1 BR tem a duração de 5 (cinco) semanas presenciais. Ele é ministrado por três militares do Exército Alemão, sendo 01 (um) 1º Sgt coordenador do curso, 01 (um) 2º Sgt e 01 (um) Cb instrutores. O principal objetivo do curso é a capacitação dos instruendos no emprego da viatura através do conhecimento de suas possibilidades e limitações.

Para a realização do Curso alemão de operação da VBE Eng Leopard 1 BR é pré-requisito ser possuidor do curso de motorista das viaturas da família Leopard. Nesse curso são aprendidos os assuntos de chassi, que são comuns aos blindados da família Leopard, como: Bloco do motor, Sistema elétrico, Sistema de freios, Sistema de arrefecimento, Sistema de escape de gases, Transmissão, Rodagem, Carcaça, Equipamento de radiotelefonia, Sistema de Advertência e Extinção de Incêndio, Estruturas e Equipamentos diversos e Medidas preliminares e complementares antes da utilização.

A VBE Eng Leopard 1 BR é uma viatura blindada de apoio capaz de realizar operações de desobstrução, arrancamento, terraplanagem, guindaste, escavação e trabalhos de resgate, além de possuir uma parafusadeira, uma esmerilhadeira e um equipamento de corte e solda.

A maioria das instruções são práticas, sendo que a parte teórica é explicada diariamente antes do início dos trabalhos e operação da viatura. Dessa forma, a teoria se relaciona imediatamente à prática, facilitando a aprendizagem, pois o objetivo principal do curso é a operação dos equipamentos técnicos de engenharia (lâmina de terraplanagem, concha, guindaste e guincho principal).

A Engenharia é uma arma de apoio ao combate e uma de suas principais missões é proporcionar a contramobilidade da tropa oponente. Com isso, ela visa deter, retardar ou canalizar o movimento das forças inimigas, contribuindo na destruição dos seus meios. O curso, visando cumprir essa missão da engenharia, inicia com a operação do Sistema Escavadeira, tendo como objetivo conhecer os seus componentes e a construção de um fosso anticarro com a escavadeira.

 

Figura 2: Construção de fosso anticarro
Fonte: Curso de Op VBE Eng Leopard 1 BR/2018 no CIBld

Proporcionar a mobilidade é outra importante missão da Engenharia. Através dela, deve ser mantida a liberdade de manobra e a impulsão do ataque das forças amigas. No curso, são ministradas instruções de abertura de passagens em obstáculos como a ultrapassagem de um fosso anticarro com o emprego da escavadeira e da lâmina de terraplanagem da VBE Eng.

Na segunda semana de curso são ministradas instruções do reservatório de óleo hidráulico, medidas em caso de submersão brusca, operação do Guindaste do Sistema Escavadeira realizando trabalhos de suspensão, transporte e depósito de material pesado. Nessa semana, inicia-se, também, as instruções relativas à lâmina de terraplanagem.

 

Figura 3: Instrução de Guindaste
Fonte: Curso de Op VBE Eng Leopard 1 BR/2018 no CIBld

Dentro do campo da Proteção, outra missão da arma de Engenharia que visa reduzir ou anular os efeitos das ações do inimigo, são ministradas instruções de construção de espaldões para VBCCC Leopard 1 A5 e nivelamento do solo proporcionando, dessa forma, abrigo, segurança e bem estar para a tropa amiga.

Na terceira e quarta semana de instrução são abordados os assuntos referentes ao Sistema do Guincho Principal e manobra de força. Nessa ocasião, a VBE Eng é empregada como viatura de resgate nas instruções de reboque, resgate e condução da viatura.

Nessas semanas são ministradas, também, instruções de aparelho de corte e solda, Sistema Hidráulico de Emergência e Sistema de Arrefecimento do óleo hidráulico.

Na quinta e última semana do curso é realizada a prova para a conclusão do curso, a manutenção F1, que é de responsabilidade do operador, e também a conferência e entrega de material e ferramental da VBE Eng Leopard 1 BR.

 

Figura 4: Instrução de corte e solda
Fonte: Curso de Op VBE Eng Leopard 1 BR/2018 no CIBld

3. As avaliações

Diferente dos cursos realizados aqui no Brasil, onde são realizadas várias provas no decorrer do curso para a verificação da aprendizagem do aluno, no curso alemão de operação da VBE Eng é realizada apenas uma prova. A prova é feita de forma semelhante à Avaliação Integradora que ocorre no final dos cursos de operação do CI Bld. Nessa prova existem várias oficinas em que os alunos devem empregar a viatura para realizar um determinado trabalho.

Dentre esses trabalhos, podem ser citados: Construção de fosso anti carro, reboque de viatura, construção de espaldão, terraplanagem e soldagem de materiais. Em todas as oficinas ãso observadas as regras de segurança para o emprego do material e também o conhecimento do aluno com relação as possibilidades e limitações da viatura.

4. Considerações Finais

Durante o Curso de Operação da VBE Eng no Centro de Instrução de Engenharia da Alemanha, foi observado que é recomendado que os militares que sejam designados para sua realização sejam possuidores do curso de uma das duas viaturas blindadas especiais de engenharia realizado no CI Bld para que, assim, sejam minimizadas as dificuldades encontradas durante o curso.

Cabe ressaltar o grande crescimento profissional e pessoal alcançado pelo militar ao realizar esse curso e a necessidade do autoaperfeiçoamento que todos devem buscar no aprendizado de um novo idioma.

AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!
Elvio José da Silva Aguiar – 2º Sgt Eng
Monitor do CI Bld
Carlos Alexandre Geovanini dos Santos – Ten Cel
Comandante do CI Bld