NPaOC “Apa” realiza operações aéreas em apoio aos Navios do ComGptPatNavSE

0
1069
O objetivo desse exercício foi realizar a qualificação dos militares que guarnecem as equipes de manobra e crash nas operações aéreas dos navios e avaliar os procedimentos previstos nas normas de operação e segurança da aviação, bem como o desempenho nas atividades de emergência aeronáutica. (Imagem: Roberto Caiafa)
No dia 14 de novembro, foi realizada a comissão “EQMAN SE IV” em apoio aos navios do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (ComGptPatNavSE), em uma área ao sul da Ilha Rasa (RJ).
Militares do NaPaOc “Apa” participam de operações aéreas com uma aeronave UH-12.

O objetivo desse exercício foi realizar a qualificação dos militares que guarnecem as equipes de manobra e crash nas operações aéreas dos navios e avaliar os procedimentos previstos nas normas de operação e segurança da aviação, bem como o desempenho nas atividades de emergência aeronáutica.

Os procedimentos em operações aéreas foram avaliados pelos instrutores do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), que ao final dos exercícios, qualificaram todas as equipes participantes e revalidaram a qualificação do pessoal já cursado.
Os tripulantes do “Apa” foram avaliados pelos instrutores do CIAAN durante os exercícios.

Foi utilizada a aeronave UH-12 (Esquilo Monomotor), do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, que executou os exercícios de “QRPB, “Pick-up” e “VertRep”, “Reabastecimento in hot no convoo”, “Crash no convoo”, “Crash no mar e pouso em emergência com incêndio”, contribuindo para o êxito da comissão.

O helicóptero UH-12, empregado nos treinamentos, é um dos primeiros a serem fabricados no Brasil pela Helibras. (Imagem: Roberto Caiafa)