Novo helicóptero nas ações da PM Ambiental de São Paulo

0
5525
Imagem 1 Águia32-GRPAe
(Imagem: SSPESP/Rodrigo Paneghini)

O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Alexandre de Moraes, recebeu, na última semana, as chaves de mais um helicóptero entregue para operar no Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) da Policia Militar do Estado de São Paulo (PMESP). Trata-se de um Agusta Westland AW109 Grand New, cuja aquisição é resultado de investimento de R$ 21,6 milhões feito pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O helicóptero será utilizado pela PMESP da Baixada Santista e do Vale do Ribeira. “Este é o primeiro helicóptero biturbina do Estado”, ressaltou o governador Geraldo Alckmin, durante o evento, que ocorreu no município de Santos. Além de Alckmin, também participou do ato de entrega das chaves a secretária do Meio Ambiente, Patricia Iglecias.

A entrega do helicóptero aconteceu simultaneamente ao anúncio do início da Operação Verão 2015/2016, que reforçará a segurança mobilizando mais 2.883 policiais militares em 16 municípios do litoral Sul e Norte de São Paulo.

Imagem 3 Águia32-GRPAe
O Águia 32 será empregado predominantemente em tarefas voltadas para a proteção do meio ambiente. (Imagem: SSPESP/Rodrigo Paneghini)

Essa aeronave será utilizada em fiscalização ambiental de matas, florestas e de recursos hídricos na região. “Seja na serra, seja no mar, a Polícia Militar vai fiscalizar junto com a Secretaria do Meio Ambiente e ajudar a preservar essa parte tão importante do nosso Estado”, afirmou Alexandre de Moraes.

O helicóptero, fabricado na Itália, tem capacidade para percorrer grandes extensões territoriais em menos tempo, o que ajuda a identificar danos ambientais mais rapidamente e aumenta o tempo de resposta para coibir infrações.

Entre outras missões, a aeronave irá apoiar ações de voltadas à prevenção e repressão aos danos ambientais, como desmatamentos, queimadas, caça ilegal, extração de produtos florestais, monitoramento de unidades de conservação marinha, proteção de recursos hídricos, entre outras.

O Águia 32, denominação atribuída ao novo helicóptero pelo GRPAe, é equipado com diversos acessórios para operações de segurança pública e defesa civil. Possui, por exemplo, um gancho ventral de carga externa com capacidade de erguer uma tonelada pode carregar um sistema de lançamento de água com essa capacidade durante combate a incêndios. Ele pode ser utilizado também em missões de resgate de pessoas perdidas em matas. A aeronave possui ainda guincho de salvamento e sistema de ancoragem para técnicas de rapel nas laterais, além de flutuadores infláveis de emergência para ações em mar aberto.

Imagem 4 Águia32-GRPAe
Além do helicóptero, novas viaturas foram entregues para guarnições policiais da Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Ribeira e do Paraíba. (Imagem: SSPESP/Rodrigo Paneghini)

Durante o evento, o governador e o secretário da Segurança entregaram também 41 viaturas para a Polícia Civil do Vale do Paraíba e do Litoral Norte, 28 para a Baixada Santista e o Vale do Ribeira e mais duas para o 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), que ganhou uma nova sede, em Santos.

Ivan Plavetz