Novo Comandante-Geral da PMERJ

0
4102
Cel PM Alberto Pinheiro Neto, o novo Comandante-Geral da PMERJ (Imagem: Ronaldo Olive)
Cel PM Alberto Pinheiro Neto, o novo Comandante-Geral da PMERJ (Imagem: Ronaldo Olive)

Em cerimônia fechada no Quartel-General da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense, o coronel PM Alberto Pinheiro Neto assumiu, na última segunda-feira (05), o posto de Comandante-Geral daquela instituição. Apesar de já se encontrar na reserva, o oficial foi convidado para voltar ao serviço ativo no final do ano passado, após a eleição do governador Luiz Fernando Pezão, que manteve José Mariano Beltrame no cargo de Secretário de Segurança Pública.

Pinheiro Neto tem 33 anos de serviço público, havendo realizado numerosos cursos de operações especiais no Brasil e no exterior (Estados Unidos e Israel), com os de Operações na Selva (Exército Brasileiro), Salvamento em Montanha (Corpo de Bombeiros Militar do RJ), Operações Helitransportadas (FAB), Gerenciamento de Crises com tomadas de reféns, Ações Antibomba e outros. Formado pelo COEsp – Curso de Operações Especiais do BOPE – Batalhão de Operações Policiais Especiais (é o “Caveira 41”), foi naquela renomada unidade que passou 15 anos de sua carreira, exercendo o posto de comandante entre janeiro de 2007 e julho de 2009.

Entre aquela última data e setembro de 2011, esteve nas funções de coordenador de Assuntos Estratégicos e de comandante do COE – Comando de Operações Especiais da PMERJ. Em seguida, foi comissionado Chefe do Estado-Maior Operacional da Polícia Militar, assim permanecendo até agosto de 2013, quando passou para a reserva. O oficial é mestre em Administração pela FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Da redação