NDM Bahia é aprovado na inspeção operativa

0
2382

O Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia foi aprovado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA) do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão.

Durante a inspeção foram realizados diversos exercícios, tais como simulação de combate a incêndio, lançamento e recolhimento de Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e de Embarcações de Desembarque, bem como atuação com helicópteros.

CLAnf preparando-se para ser acolhido pelo NDM Bahia (Imagem Marinha do Brasil)
CLAnf preparando-se para ser acolhido pelo NDM Bahia (Imagem: Marinha do Brasil)

A aprovação do navio pela CIAsA indica que o Bahia está pronto para operar com os demais meios da Esquadra em Grupo-Tarefa e atender com eficiência às tarefas que atribuídas.

Alguns dias antes da aprovação do NDM Bahia, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (Esq HU-2), empregando um helicóptero UH-15 Super Cougar, participou do Programa de Adestramento no Mar III e Verificação de Eficiência do Bahia, realizado pela CIAsA.

Helicóptero UH-15 operando no NDM Bahia (Imagem Marinha do Brasil)
Helicóptero UH-15 operando no NDM Bahia (Imagem: Marinha do Brasil)

A aeronave “Pegasus” N-7106 (designação e prefixo atribuído pela Marinha ao Super Cougar empregado na ocasião) participou de uma série de exercícios com; transporte de fuzileiros navais durante movimentação do efetivo do navio para terra por helicóptero, operação de esclarecimento de alvos de superfície e qualificação e requalificação para pouso no NDM Bahia.

Outro fato de relevância foi a realização, após homologação, do primeiro pouso no SPOT 1, localizado mais avante no deck de voo do navio.

A participação nesse tipo de missão contribui para a elevação operacional e melhoria no adestramento de todos os meios envolvidos durante a realização de operações embarcadas.

 

Ivan Plavetz