Namíbia adquire viaturas Agrale Marruá

0
3389
Viaturas Marruá destinadas para a Namíbia antes do embarque. (Imagem: Agrale)
Viaturas Marruá destinadas para a Namíbia antes do embarque. (Imagem: Agrale)
Viaturas Marruá destinadas para a Namíbia antes do embarque. (Imagem: Agrale)

A brasileira Agrale fechou acordo para fornecimento de 141 unidades da viatura Marruá para a Força de Defesa da Namíbia. As primeiras 60 unidades chegarão a Walvis Bay, principal porto daquele país, ainda no neste mês. As viaturas adquiridas correspondem aos modelos AM 11 VTNE (Viaturas de Transporte não Especializado), AM 11 VTL REC (Viatura de Reconhecimento Leve), AM 21 VTNE e AM 23 VTNE ¾ Ton.

Segundo Flávio Crosa, diretor de vendas da Agrale, a linha Marruá foi especialmente projetada para atender às necessidades de Forças Armadas. De acordo com o executivo, esses veículos podem assumir diversas configurações e receber diferentes equipamentos. Também podem ser empregados em diferentes tipos de serviços e terrenos. Flávio destaca que o Marruá foi escolhido por suas características de robustez, durabilidade e capacidades técnicas.

No ano passado, a Agrale enviou algumas unidades para testes e demonstração. De acordo com o representante, o Marruá é homologado pelas Forças Armadas Brasileiras e também utilizados pelos exércitos da Argentina e do Equador, entre outros países.

Além dos veículos, a empresa também fornecerá um pacote de suporte operacional que inclui treinamento para mecânicos, entrega técnica, peças para manutenção e reposição. “Preparamos uma estrutura completa para concretizar esse negócio. Ofereceremos treinamento, serviço de pós-vendas e acompanhamento diário para melhor a utilização dos veículos e sua manutenção”, explicou.

Os utilitários 4×4 Agrale Marruá foram projetados para operar em qualquer terreno e  desenvolvidos para transporte de tropas ou cargas entre 500 e 2.000 Kg. Possuem amplo curso de suspensão, com ângulos de ataque de até 64 graus, saída a partir de 30 graus, inclinação lateral de 30% e rampa máxima de 60%, parâmetros que garantem um melhor desempenho em terrenos acidentados.

As viaturas são equipadas com motor diesel MWM Sprint de 140 cv de potência. São ideais para deslocamento de soldados durante rotinas de patrulhamento em vias de difícil acesso, inclusive para romper barricadas e desobstruir ruas.

Nos últimos anos, a Agrale tem se firmado como fornecedora de veículos militares na América Latina. Também foram adquiridas para uso da Força de Paz em missão da ONU no Haiti e para as Forças Armadas do Brasil.

Ivan Plavetz