Musal recebe helicóptero H-34 Super Puma

0
1921
(Imagem: Força Aérea Brasileira)

Na última semana, o 3º/8º GAv, Esquadrão Puma, entregou um exemplar do helicóptero H-34 Super Puma para o Museu Aeroespacial (Musal), situado no Campo dos Afonsos (RJ), onde ficará disponível para visitação. A aeronave foi desativada encerrando uma jornada de 30 anos de operação.

Vale lembrar que os H-34 da FAB participaram de diversas missões, dentre elas o regaste das vítimas dos voos Gol 1907 e Air France 447, além do combate ao incêndio na Chapada Diamantina,na Bahia.

Sediado na Base Aérea dos Afonsos, O Esquadrão Puma começou a receber seus H-34 Super Puma em 1986 para substituir os CH-33 Puma fabricados pela Aerospatiale (absorvida pela Eurocopter). Entre 1996 e 2004, o 3º/8º GAv operou um H-34 Super Puma, configurado para transporte VIP e utilizado pelo presidente da República. Posteriormente esse helicóptero foi transferido para o Grupo de Transporte Especial (GTE), que assumiu integralmente a responsabilidade pelo transporte presidencial.

No dia 20 de dezembro de 2010, como parte do Programa H-XBR, a Força Aérea Brasileira recebeu o primeiro EC725 Super Cougar (atual H-225M), montado pela Helibras e batizado como H-36 Caracal. De acordo com programa, cabe à FAB 16 unidades do modelo. O primeiro Super Cougar iniciou atividades operacionais no Esquadrão Puma em setembro de 2015.

Imagem 2 H-34-Musal
O H-34 FAB-8733 foi entregue oficialmente para o Musal no dia 04 de agosto. (Imagem: Força Aérea Brasileira)

A chegada dos H-36 proporcionou uma elevação do padrão operacional do Esquadrão Puma, que tem entre as suas principais tarefas as missões de transporte e diversos tipos de missões especiais, tais como: infiltração e exfiltração de tropas, Busca e Salvamento (SAR) e Busca e Salvamento em Combate (C-SAR).

Boa parte de suas missões é realizada em conjunto com outras Unidades do Exército e da Marinha, além de cumprir missões humanitárias e de socorro a vítimas em casos de desastres naturais.

Ivan Plavetz