Míssil A-Darter é testado com sucesso na África do Sul

Um avião de combate Gripen, da Força Aérea da África do Sul, realizou com sucesso o lançamento real de um míssil ar-ar A-Darter, projeto binacional desenvolvido entre o Brasil e África do Sul.

O alvo, uma aeronave não tripulada, estava em uma rota a 90° da lançadora e se distanciava. Apesar disso, o buscador de alvo infravermelho do míssil conseguiu “travar” no alvo que voava a uma altitude 600 metros mais elevada.

De acordo com o gerente do projeto pelo Brasil, coronel-aviador Júlio César Cardoso Tavares, a principal característica dos mísseis de última geração é exatamente a capacidade de realizar manobras de alto desempenho. “O sensor de guiagem detecta o alvo e o míssil também calcula a melhor rota”, explicou o coronel.

Com 2,98 metros de comprimento e 90 Kg de peso, o A-Darter se destaca pela ausência das pequenas aletas aerodinâmicas de controle usadas para as manobras. No lugar delas, o modelo tem capacidade de direcionar o empuxo do seu motor-foguete. Desse modo consegue realizar manobras que o submete a até 100 vezes a força da gravidade (100 G). Os caças de combate mais modernos não passam de 9 G.

Teste bem-sucedido é realizado na África do Sul. (Imagem: Agência Força Aérea)

Guiado por calor, o A-Darter também consegue “enxergar” em mais de uma frequência de infravermelho e evita ser enganado por “flares”, iscas pirotécnicas lançadas pelas aeronaves inimigas para confundir os mísseis. O alcance máximo do A-Darter é de 12 Km.

O sucesso da missão é uma das etapas finais do desenvolvimento do míssil, e o A-Darter já está mais de 90% concluído. A previsão é que este projeto esteja pronto no primeiro semestre de 2016 e, futuramente, possa equipar os caças Gripen NG da FAB.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Santiago Rivas (*) Após a aprovação dos recursos pelo Ministério da Economia da Argentina, no dia de ontem, 26 de...

Comentários

EM BREVE