Marinha incorpora Navio de Pesquisa Hidroceanográfico

0
2462
Foto 1 NPqHo-Vital de Oliveira .
NPqHo Vital de Oliveira. (Imagem: Marinha do Brasil)

Em cerimônia de batismo, mostra de armamento e transferência para o setor operativo, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) Vital de Oliveira foi incorporado, no dia 24 de março, à Marinha do Brasil. O evento realizado no cais da Keppel Marine, em Cingapura, foi presidido pelo chefe do Estado Maior da Armada, almirante-de-esquadra Wilson Barbosa Guerra, e contou com a participação de autoridades civis e militares.

O capitão-de-fragata Aluizio Maciel Oliveira Júnior é o comandante do moderno navio de pesquisa que está equipado com o que há de mais avançado em termos de tecnologia, podendo receber até 40 cientistas embarcados. A obtenção foi possível por meio de um acordo de cooperação entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Petrobras S. A., a Vale S.A. e a Marinha do Brasil.

Construído pelo estaleiro Hangtong, em Xinhui, na China, o navio será empregado em pesquisas científicas para caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental das áreas oceânicas estratégicas do Atlântico Sul.

Ivan Plavetz