Marinha do Uruguai apreende navio de pesca brasileiro após realizar disparos de advertência!

0
17691
A fragata ROU 1 "Uruguai" é a única de seu tipo na Marinha Uruguaia, tendo sido construída originalmente em 1965 por estaleiros franceses para equipar a Marinha de Portugal como Classe João Belo. (U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 2nd Class Daniel Barker/Released)

A fragata da Marinha Nacional Uruguaia ROU 1 “Uruguai” capturou uma embarcação brasileira que pescava ilegalmente em águas uruguaias.

Segundo o informativo Teledoce, foram disparados tiros de intimidação porque o barco de pesca brasileiro tentou escapar e quase colidiu com a fragata!

Estas embarcações brasileiras são geralmente baseadas no Rio Grande do Sul e cruzam para as águas uruguaias para pescar ilegalmente (segundo os uruguaios) corvina e badejo.

O navio brasileiro foi avistado nas primeiras horas deste domingo com um sobrevoo de uma aeronave de patrulha da Aviação Naval daquele País.

A fragata ROU 1 foi notificada e a operação de interceptação foi lançada, o que acabou ocorrendo por volta das 5:00 AM.

Antes da apreensão, a fragata uruguaia disparou rajadas de alerta usando uma metralhadorapesada de 12,7 mm.

Isso aconteceu depois que o navio intruso brasileiro tentou escapar da fragata e lançou-se em fuga para voltar as águas brasileiras, intento impedido pela ROU 1 “Uruguai”.

Uma ocorrência que se repete

A operação de caça a embarcação brasileira contou com a participação da fragata ROU 01, e de uma aeronave de patrulha e esclarecimento marítimo B-200 da Aviação Naval uruguaia.

O navio brasileiro “TATUIRA” estava pescando ilegalmente em águas territoriais uruguaias, a 70 milhas náuticas a nordeste do porto de La Paloma.

No navio estavam 10 tripulantes e uma carga ilegal em quatro de seus seis armazéns, transportando badejo pescado de forma ilegal.

A embarcação brasileira será mantida sob vigilância da autoridade portuária uruguaia, o peixe foi confiscado, uma multa será aplicada formalmente e a tripulação irá a juízo posteriormente nos tribunais navais internacionais.

A fragata ROU 1 “Uruguai” é a única de seu tipo na Marinha Uruguaia, tendo sido construída originalmente em 1965 por estaleiros franceses para equipar a Marinha de Portugal como Classe João Belo.