Marinha do Brasil recebe da Helibras seu 3º helicóptero H-225M C-SAR (N-7203).

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Além de ter sua cabine preparada para operação de óculos de visão noturna com glass cockpit (monitores digitais com múltiplas funções), a versão C-SAR ainda conta com equipamento FLIR (Forward Looking Infra-Red), PLS (Personnel Locator System) e o farol de busca Spectrolab.

A Helibras entregou no dia 27 de dezembro, nas suas instalações em Itajubá, Minas Gerais, o 4º helicóptero H-225M do ano à Marinha do Brasil, sendo este o terceiro e último na configuração C-SAR (Busca e Resgate em Combate).

O novo helicóptero, matrícula N-7203, ficará baseado em São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro, junto ao Esquadrão HU-2.

Esta é a 34ª unidade dentro Programa H-XBR para Forças Armadas do Brasil.

Este H-225M é a última entrega na versão Básica Plus e a 10º do modelo na frota da Marinha, que ainda deve receber mais 6 helicópteros do tipo.

O primeiro modelo H-225M na versão C-SAR para Marinha foi entregue em junho de 2017.

A Busca e Resgate de Combate é uma das operações mais críticas da atualidade e tem por objetivo o regaste de tripulações abatidas ou que tenham se acidentado em território hostil durante um conflito.

Para realizá-la, a aeronave traz um conjunto de sensores e sistema de auto proteção capaz de anular as mais modernas ameaças.

A suite integrada de equipamentos auxiliares de defesa é responsável pela auto proteção periférica da aeronave e visa a aumentar sua capacidade de sobrevivência nos cenários de conflitos.

É composta por sensores que trabalham alertando, com antecedência, as tripulações sobre ameaças de radares (RWR – Radar Warning Receiver), emissão laser (LWS – Laser Warning Subsystem) e mísseis hostis (MWS – Missile Warning Subsystem).

Complementando o sistema de guerra eletrônica (EWS – Electronic Warfare System), as aeronaves ainda contam com o Supressor de Radiação Infravermelho (JDD – Jet Dilution Device), dispositivo instalado na saída de gases do motor, com o objetivo de diminuir a assinatura térmica, e também com o dispenser de contramedidas Chaff/Flare.

Além de ter sua cabine preparada para operação de óculos de visão noturna com glass cockpit (monitores digitais com múltiplas funções), a versão C-SAR ainda conta com equipamento FLIR (Forward Looking Infra-Red), PLS (Personnel Locator System) e o farol de busca Spectrolab.