Marinha do Brasil realiza Operação Dragão 2017.

A Marinha do Brasil (MB) realiza, no período de 3 a 9 de dezembro, a 38ª edição da “Operação DRAGÃO”, na área compreendida entre Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).
Participam do exercício cerca de 2.200 militares, navios e aeronaves do Comando em Chefe da Esquadra, dos Comandos do 1º e do 2º Distritos Navais, da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais.
NDM G-40 Bahia.

A “DRAGÃO” é um exercício em que as forças navais e de fuzileiros navais se adestram na execução de uma operação anfíbia de alta complexidade, em todas as suas fases, após terem se exercitado ao longo do ano em exercícios preparatórios individuais e em conjunto, por intermédio dos quais o conjugado anfíbio da MB (desembarque de fuzileiros navais de navios) se mantém em alto grau de prontidão.

Carro Lagarta Anfíbio (CLANF): transportando do mar para terra os…
… Fuzileiros Navais armados com fuzis M-16A2 calibre 5,56mm. A logística, veículos e suprimentos…
… são transportados nas Embarcações de Desembarque de Viaturas e Material (EDVM). Todas as imagens: Roberto Caiafa.

A Força-Tarefa é comandada pelo Contra-Almirante Paulo César Colmenero Lopes, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1), sendo composta pelos seguintes meios: Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40), Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” (G25), Fragata “Liberal” (F43), Fragata “União” (F45), Fragata “Greenhalgh” (F46), Rebocador de Alto Mar “Almirante Guillobel” (R25), os Navios Patrulha “Macaé” (P70) e “Gurupá” (P46), os Navios Varredores “Atalaia” (M17) e “Albardão” (M20), as Embarcações de Desembarque “Camboriú” (L12), “Marambaia” (L20), e as Embarcações de Desembarque de Viaturas “Cagarras” (807) e “Cataguazes” (808), além das aeronaves Skyhawk AF-1, Seahawk SH-16, Super Cougar UH-15 e Esquilo UH-12.

Fragatas Classe Niterói. Na foto, a Niterói (F40) e a Constituição (F42).

O “Dia D” da operação está previsto para acontecer no dia 6 de dezembro, com abicagem na Praia de Itaoca (ES) e desembarque de meios e de pessoal. Nesse dia, a ação envolverá a utilização de Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), das Embarcações de Desembarque de Carga Geral (EDCG) e Embarcações de Desembarque de Viaturas e Material (EDVM) e de helicópteros Super Cougar (UH-15).

O NDCC G-25 Almirante Sabóia prestes a receber no convoo um UH-15 Super Cougar do Esq. HU-2.

A “Operação DRAGÃO” também tem por objetivo colher subsídios para o desenvolvimento da doutrina em termos táticos, técnicos e dos procedimentos empregados em Operações Anfíbias, a fim de manter o grau de prontidão das unidades da Esquadra e da Força de Fuzileiros da Esquadra, além de contribuir para o preparo dos Comandos e Organizações Militares envolvidos no exercício.

A Operação Dragão 2017 vai contar com os poucos AF-1 Falcão ainda operacionais no Esquadrão VF-1.
O versátil UH-15 Super Cougar do Esquadrão HU-2, mantendo a operacionalidade ao longo do ano com grande disponibilidade de horas de voo.
A Fragata Type 22 batch One Classe Greenhalgh F-46, navegando com a cobertura de um SeaHawk SH-16 ASUW/ASW do Esquadrão HS-1 Guerreiro.

Os navios, após a operação, estarão atracados nos Portos de Vitória e Salvador, de 10 a 12 de dezembro, ficando abertos para visitação pública nos dias 10 e 11, das 14h às 19h.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foi marcado pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

O crescimento da Base Industrial de Defesa e Segurança Pública (BIDS) torna esse setor ainda mais estratégico e relevante para...

Em comemoração a semana do Exército, o Comando Militar do Sudeste (CMSE) está organizando uma série de eventos na Capital Paulista,...

Comentários

DISPONÍVEL