Marinha do Brasil participará de exercício na costa da África

0
3647

O Navio Patrulha Oceânico APA (NPaOcApa) da Marinha do Brasil partiu, no dia 20 de fevereiro, da Base Naval do Rio de Janeiro para participar do exercício Obangame Express/2017, que envolve militares de países da África, Europa e Américas. Embarcarão no navio 12 militares de diversas marinhas, com o intuito de estreitar laços e comparar procedimentos.

O objetivo do treinamento é capacitar os países participantes em prover segurança marítima da área do Golfo da Guiné contra as ações de pirataria, tráfico de drogas e armas, sequestro, pesca ilegal e outros ilícitos.

A operação vai ocorrer até 31 de março, e o APA atuará no litoral de Angola, Congo e República Democrática do Congo, exercitando e avaliando a interoperabilidade regional, a relação multinacional de comando e controle e a proficiência marítima dos países africanos com seus parceiros regionais do Golfo da Guiné, em conjunto com norte-americanos, europeus e sul-americanos.

Durante o exercício também vão ocorrer operações de interdição marítima, técnicas de abordagem e a realização de treinamentos médico, meteorológico e armamento com os grupos de abordagem.

Durante a comissão, o navio fará visita operativa e representativa aos portos de Luanda (Angola), Douala (Camarões), Accra (Gana), Walvis Bay (Namíbia), São Tomé (São Tomé e Príncipe) e Dakar (Senegal).

 

Ivan Plavetz