“LINCE”: a nova viatura blindada leve do EB já está entre nós!

0
33876
Os quatro primeiros veículos, revisados, pintados e equipados com torre para armamento coletivo 12,7 mm ou 7,62 mm já encontram-se no Rio de Janeiro, no patio da DIEM.

Paulo Roberto Bastos e Roberto Caiafa

Dando continuidade ao processo de aquisição, preparação para entrega, treinamento de tripulações e envio por via marítima dos novos blindados 4×4 Iveco Lince Mk2 do Exército Brasileiro, a Divisão de Importação e Exportação de Material (DIEM) da Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex) realizou todos os desembaraços e preparativos necessários para liberar a documentação do primeiro lote despachado para o Brasil.

Os quatro primeiros veículos, revisados, pintados e equipados com torre para armamento coletivo 12,7 mm ou 7,62 mm já encontram-se no Rio de Janeiro, no patio da DIEM.

Essa aquisição objetiva equipar o Gabinete de Intervenção Federal do Exército Brasileiro, atualmente com mandato executivo no Estado do Rio de Janeiro, com veículos necessários as operações de maior risco com alta probabilidade de confrontação armada.

Nesse contexto, destaca-se como fundamental o processo de desembaraço alfandegário realizado pela Ba Ap Log Ex/DIEM. Essa atividade é caracterizada por elevado grau de complexidade e por envolver diversos órgãos da Administração Pública Federal.

Assim, a Base presta um relevante serviço ao Exército Brasileiro, atendendo, tempestivamente, à crescente demanda nas importações de diversos produtos de defesa relacionados ao desenvolvimento dos projetos de modernização da Força Terrestre.

Ba Ap Log Ex

Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex) é o grande comando de apoio logístico do Comando Logístico incumbido de prever e prover, no campo do apoio logístico, serviços e itens de suprimento necessários ao Exército Brasileiro.

Enquadra diversos unidades de apoio logístico, como o Estabelecimento Central de Transporte (ECT), o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Armamento (BMSA), o Batalhão Central de Manutenção e Suprimento (BCMS), o Depósito Central de Munições (DCMun), e o 1º Depósito de Suprimentos (10. DSup).