LAAD Security 2016: Condor mostra novidades na área de não letais

A LAAD Security está mostrando novas tecnologias não letais para a segurança da Olimpíada do Rio de Janeiro. A maior novidade é o primeiro spray de defesa pessoal fabricado no Brasil para uso pela população civil, que terá até embalagem exclusiva para mulheres e será utilizado também por guardas municipais e seguranças privadas. Outras duas inovações são o traje antidistúrbio ultraflexível (que pesa pouco mais de um quilo) para proteção policial que resiste a grandes impactos, a chamas, e a material cortante; e uma nova arma elétrica. As três tecnologias estarão em exibição no stand da brasileira Condor.

A empresa lançou outros cinco produtos que também estarão em uso pelas polícias na segurança dos Jogos Olímpicos: munição elétrica não letal, munição de borracha Precision marcadora, lançador múltiplo não letal com seis disparos sequenciais, spray de pimenta 360 graus, e gaze coagulante instantânea.

Tecnologias não letais em exibição na LAAD Secutity/2016

A Condor está exibindo sua linha de armas não letais para defesa pessoal. (Imagem: Condor)

Spray de Defesa Pessoal (para uso civil) – Trata-se do primeiro spray de defesa pessoal fabricado no Brasil e que será disponibilizado à população civil, além de guardas municipais e seguranças privados. Haverá, inclusive, embalagem específica para as mulheres, em formato portátil e com detalhes na cor rosa.

Traje ultraflexível (para a polícia) – O  traje de proteção Xion é considerado a nova geração de equipamentos de proteção antidistúrbios. De origem holandesa, o sistema trabalha com proteções ‘inteligentes’ feitas em um elastômero especial. As moléculas dentro do sistema estão em constante movimento e, quando percebe o impacto, o equipamento estica e o absorve, dissipando grande parte da força recebida. Então, em um milésimo de segundo, a borracha volta ao seu estágio normal. Quanto mais forte o impacto, maior a proteção. Além disso, o traje é muito confortável, flexível e leve, ideal para utilização de forças policiais sob a farda, pois ficam ocultos e menos ostensivos (ou ‘ameaçadores’) do que os exoesqueletos ou trajes ‘Robocop’.

Arma elétrica Spark (2ª geração) –  Primeira arma elétrica fabricada no Brasil, pela Condor, a Spark ganha sua segunda geração. O modelo Z 2.0 oferece como diferenciais inovações tecnológicas que tornam o dispositivo ainda mais eficaz ao agente da lei. A nova Spark traz um sistema de ejeção ambidestro, lanterna de led para uso em operação noturna (com botão liga/desliga para casos em que o agente da lei não deva ser notado), conexão wifi, possibilitando a transmissão de dados sem uso de cabo entre a arma e o datakit, que pode coletar informações de 100 unidades de uma só vez. Ela disponibiliza, também, um sistema de neutralização que pode ser usado pelo policial como item de segurança. Com isso, se a arma lhe for tomada por distanciamento o armamento não terá  funcionalidade alguma na mão do infrator da lei.

Munição elétrica não letal (disponível nos modelos GL 201, GL 202, GL 203/L e GL-203/T) –  Foi desenvolvida para ser utilizada por plataformas de lançamentos múltiplos acopladas em carros de combate. São acionadas por controle remoto.

Munição Precision marcadora – Munição com maior precisão no mundo, ela agora ganha uma versão marcadora, com tinta amarela UV na ponta que se torna fluorescente à noite sob facho de luz. O objetivo é identificar, por exemplo, o líder de um distúrbio urbano.

Lançador Múltiplo – Lançador de munição não letal com seis disparos sequenciais, o que dá às forças de segurança maior poder de controle de distúrbios urbanos, como, por exemplo, avanços de turbas.

Spray de pimenta 360 graus “Extreme” – Essa nova versão do tradicional spray de pimenta da Condor possibilita o seu uso em qualquer posição: em pé, de lado, de cabeça para baixo… Isso torna sua utilização ainda mais versátil.

Gaze coagulante (instantânea) – As gazes para estancar hemorragias são embebidas em um mineral com efeito coagulante chamado caulim, que acelera o processo natural de coagulação do corpo humano,  sendo capaz de estancar e coagular um sangramento em menos de três minutos, mantendo-o assim por várias horas. Dessa forma, permite que seja feito o transporte do ferido para o local ideal de tratamento, aumentando muito as suas chances de sobrevivência. Material de fabricação americana.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No dia de hoje, 17 de abril, no Quartel General do Exército (QGEx), o general de exército Fernando José Sant’ana...

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN)...

Começou no ultimo domingo, dia 14 de abril, a Operação “Jeanne d’Arc 2024”, exercício realizado pela Marinha do Brasil (MB)...

Santiago Rivas (*) Na manhã de hoje, 16 de abril, foi finalmente assinado o contrato de aquisição das 24 aeronaves...

Comentários

DISPONÍVEL