Kuwait confirma aquisição de caças Typhoon

0
2117
Imagem 1 Typhoon-Kuwait
(Imagem: Consórcio Eurofighter)

O governo do Kuwait assinou carta de intenção (LoI) confirmando a compra de 28 aviões de combate Eurofighter Typhoon. O ato aconteceu em Roma na última semana, durante visita do primeiro-ministro do país árabe, xeique Jaber Al Mubarak Al Hamad Al Sabah, a Itália. O negócio está sendo tratado entre os governos dos dois países e o montante financeiro envolvido deve ficar entre €7e 8 bilhões. Também está marcada a assinatura do contrato final para as próximas semanas.

Dos 28 Thypoon a serem construídos para o Kuwait, seis serão de dois assentos. O contrato final de aquisição incluirá armamento, equipamentos auxiliares, treinamento e suporte operacional durante 20 anos. De acordo com fontes locais, os Typhoon do Kuwait serão entregues com radares de escaneamento eletrônico por matriz ativa (AESA conforme sigla em inglês), entretanto, esse item ainda não foi oficialmente confirmado.

Imagem 2 Typhoon-Kuwait
A escolha do Typhoon foi anunciada em setembro, durante visita do primeiro-ministro do Kuwait a Itália. (Imagem: Imprensa Oficial da Itália)

O cronograma de entregas será anunciado brevemente. Os novos aviões de combate da Força Aérea do Kuwait substituirão a atual frota de supersônicos Boeing F-18A/B  Hornets. De acordo com último database, 34 F-18A/B estão em serviço naquele país.

A compra dos Eurofighter Typhoon é parte de uma parceria estratégica cultivada pela Itália desde a Operação Tempestade no Deserto. A cooperação inclui formação e treinamento de pilotos kuwaitianos na Academia da Força Aérea da Itália, bem como permissão para que aviões militares da Itália usem bases do Kuwait durante operações conjuntas desenvolvidas naquela região com países da OTAN.

Ivan Plavetz
Fonte: Aerospace-Defense