KC-390 002 simula descida de emergência durante testes e agita observadores

Dando prosseguimento ao Programa KC-390, em avançada fase de certificação final e entrada em serviço, a Embraer Defesa e Segurança está voando o protótipo 002 (P2) cumprindo um extenso programa de avaliações na Ala 2, em Anápolis (GO), ao qual deverá se juntar em breve a aeronave 003*, este um exemplar de série.

Os próximos testes do compartimento de cargas do KC-390 vão envolver o embarque, transporte e desembarque de blindados 6×6 Guarani do Exército Brasileiro.
O compartimento de cargas do KC-390, a razão de ser do avião: moderno, funcional e espaçoso.
O moderno cockpit do KC-390 e suas telas com tecnologia aviônica PRO LINE FUSION.

Com os rumores sobre algum tipo de incidente com o P2 se espalhando nas redes sociais na quarta-feira (23/05), T&D entrou em contato com a Embraer, obtendo a seguinte explicação para o ocorrido:

“Na quarta-feira (23/05), o protótipo 002 decolou normalmente e realizou uma subida padrão até a altitude de cruzeiro, ocasião em que cumpriu uma série de testes previstos para a certificação de tipo da aeronave. Encerrada essa etapa, a tripulação decidiu simular uma descida de emergência, com todos os procedimentos padrão para essa situação em fonia. Tudo não passou de um teste, mais um dos muitos necessários. No final da tarde, a tripulação e equipagem de ensaios, percebendo a situação nas redes sociais, avisou a matriz sobre o caráter simulado de todo o procedimento”.

A polêmica

Softwares de acompanhamento on-line como o Flight Radar registraram a mudança de status do P2 nas telas do controle radar para “emergência” e uma abrupta queda na altitude. A fonia dessa “emergência” também foi captada por spotters.

Imagens de observadores em Anápolis, no entanto, confirmaram ainda na tarde da quarta-feira que o P2 encontra-se no solo na Ala 2, dentro da maior normalidade.

Tudo não passou de uma preocupação de todos que acompanham o programa de perto, considerando o recente incidente/acidente acontecido em Gavião Peixoto que retirou o protótipo 001 (P1) da campanha de ensaios.

*Como o 003 é um exemplar de série, seus testes serão específicos (bem diferente dos protótipos), incluindo aí testes de condução de eletricidade, exposição a raios, gaiola de faraday (blindagem eletrostática), etc.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A empresa grega EODH, em parceria com a belga-espanhola DUMA e a alemã KNDS in Deutschland (antiga Krauss-Maffei Wegmann), apresentou um...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

Comentários

DISPONÍVEL