KC-390 sobrevoa São José dos Campos

0
3380
Imagem 1 KC-390-SJC
(Imagem: Embraer Defesa e Segurança)

O avião militar de transporte KC-390, desenvolvido e produzido pela Embraer Defesa e Segurança, sobrevoou São José dos Campos (SP) no começo da tarde de ontem (03) e aterrissou na pista do aeroporto da cidade. Essa foi a primeira vez que a nova aeronave, fabricada em Gavião Peixoto (SP), esteve no Vale do Paraíba.

De acordo com a empresa, os voos de testes do protótipo vem acontecendo desde outubro do ano passado. A aeronave tem mais de 100 horas de voo e os ensaios estão previstos para durar entre 18 e 24 meses.

Para iniciar a produção do modelo em série, a Embraer D&S espera receber a certificação do  KC-390 até o final de 2017. As entregas iniciais da aeronave estão previstas para o primeiro semestre de 2018.

KC-390

Imagem 2 KC-390-SJC
O KC-390 é a maior aeronave produzida no Brasil. (Imagem: Embraer Defesa e Segurança)

O avião  é capaz de transportar até 26 toneladas a uma velocidade de 470 nós (870 Km/h), com capacidade de operar em pistas austeras, inclusive não pavimentadas, ou danificadas. Sua fuselagem acomoda cargas de grandes dimensões, com acesso por meio de uma rampa localizada na parte posterior da fuselagem. A aeronave pode ser reabastecida em voo.

Diferentes tipos de cargas podem ser transportados pelo KC-390, como pallets, veículos, helicópteros, tropas ( até 80 soldados equipados), até 66 paraquedistas, macas para evacuação aeromédica , sendo que nesta configuração acomoda até 74 macas padrão Otan ou configurações mistas.

Encomenda

A Embraer e o Comando da Aeronáutica assinaram contrato para a produção seriada de 28 KC-390. Além da encomenda da Força Aérea Brasileira, existem intenções de compra de outros países de um total de 32 aeronaves.

Ivan Plavetz