Iveco-Oto Melara Consortium (CIO) assina contrato para fornecer dez blindados Centauro II 8×8 ao Exército Italiano.

0
1479
O Centauro II é o primeiro carro VBR 8x8 no mundo a ser armado com uma arma principal de 120 mm de alta pressão.

A Iveco Veículos de Defesa, acionista do Consórcio Iveco-Oto Melara (CIO), obteve um contrato para fornecer dez veículos blindados Centauro II para o Exército Italiano.

Bolzano, Itália – Na presença do Chefe do EstadoMaior do Exército Italiano e do Diretor de Armamentos Terrestres, foi assinado pela direção sênior da Iveco-Oto Melara Consortium (CIO), o contrato do primeiro lote de veículos Centauro II (dez exemplares) para o Exército Italiano.

A cerimônia ocorreu no Palácio Guidoni, sede da SecretariaGeral de Defesa e da Diretoria Nacional de Armamentos.

Lado a lado, o Centauro II e o Centauro I – essa foto permite fazer uma excelente comparação entre os dois carros.

O Centauro II representa um grande passo a frente em comparação com o Centauro I, pois oferece mais potência, capacidade de observação e detecção de alvos, mobilidade, ergonomia, alcance de tiro, comunicação e capacidade de proteção expandida para a tripulação.

Equipado com um novo powertrain que oferece mais de 700 hp, o Centauro II mantém a arquitetura  8 × 8 com configuração de acionamento H-Drive que resulta na baixa a silhueta do chassis, permitindo disparar com segurança o novo canhão de 120/45 mm de alta pressão integrado em uma torre de nova geração.

Cerimônia de apresentação do Centauro II ao Exército Italiano.

A nova torre recebeu uma estação remota de armamento RCWS HITROLE® Light que pode ser equipada com metralhadoras de 7,62 mm ou 12,7 mm (MG) ou um lançador de granadas automático (AGL) de 40 mm. Também está equipada com emissores jammer H3 de autodefesa, para evitar a detonação remota de dispositivos explosivos improvisados ​​(IEDs).

O design da nova torre é mais encorpado (volume) e recebeu uma extensão em direção a parte traseira do carro. O fato é que o Centauro II é o primeiro carro VBR 8×8 no mundo a ser armado com uma arma principal de 120 mm de alta pressão.

Sensores eletro-ópticos de última geração estão disponíveis tanto para o comandante quanto para o artilheiro (o periscópio panorâmico ATTILA II e o sistema de artilharia Lothar SD) e um sistema de comunicação com seis rádios, além de um sofisticado sistema de comando e controle (SICCONA), garante máxima interoperabilidade e disponibilidade de informações em operação.

Mesmo com o alto nível de proteção oferecido pela blindagem, que pode ser expandida, da nova arma de grande calibre e alta pressão, e da quantidade significativa de equipamentos a bordo, a torre do Centauro II é muito leve e não afeta a mobilidade do carro.

O resultado é um novo conceito de veículo blindado sobre rodas capaz de operar em qualquer cenário: desde missões de segurança nacional, à missões de manutenção da paz e operações de apoio, incluindo todas as intervenções envolvendo as Forças Armadas italianas.

O contrato, incluindo veículos, equipamentos e logística, está avaliado em € 159 milhões (€65 milhões relativos à Iveco Defence Vehicles). Esta entrega é a primeira parcela de uma encomenda de 136 unidades.

Para conhecer um pouco mais sobre o Centauro II, clique aqui.

Fotos: Icveco Veículos de Defesa/Paolo Valpoline (EDR Magazine)