Israel recebe o último jato de treinamento M-346

0
2165
(Imagem: Alenia Aermacchi)

A Força Aérea de Israel (IAF) recebeu o último dos 30 jatos de treinamento avançado  Alenia Aermacchi M-346 Lavi encomendados em 2012.

A aeronave chegou no mesmo dia na Base Aérea de Hatzerim, localizada no sul de Israel, segundo anunciou a IAF através de sua conta no Twitter.

Operados pela Academia de Voo da IAF e pelo Esquadrão 102, os M-346 substituíram os veteranos McDonnell Douglas TA-4 Skyhawk empregados como plataforma de treinamento avançado. A primeira turma de cadetes completou instrução inicial no M-346 em junho de 2015.

Como parte do programa de instrução, os alunos treinados no M-346 são equipados com o capacete Targo da Elbit Systems, que proporciona a bordo um aprendizado sintético que permite uma eficiente transição operacional para toda a gama de aviões de combate de primeira linha da IAF.

Imagem 2 M-346-Israel
O M-346 possui capacidade de simular características de voo de diversas aeronaves de combate de geração avançado. (Imagem: Alenia Aermacchi)

O Targo terá particular aplicação para treinar pilotos do avião de combate de 5ª geração Lockheed Martin F-35A Adir, modelo não equipado com HUD (Head-Up Display-Visor de Cabeça Erguida) tendo em seu lugar o capacete Rockwell Collins/Elbit Gen 3.

Ivan Plavetz