Instrução no Bandeirulha modernizado

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(Imagem: Agência Força Aérea)

Desde a última segunda-feira (05), o primeiro P-95 Bandeirante Patrulha (Bandeirulha) modernizado está na Base Aérea de Natal (BANT). A aeronave, recém-chegada do Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), será empregada no processo de formação dos novos pilotos de patrulha marítima da Força Aérea Brasileira (FAB).

Cerca de dez pilotos do 1º/5º GAv, Esquadrão Rumba, unidade aérea responsável pela especialização dos oficiais na Aviação de Transporte e Patrulha, vão estrear a nova fase no período de formação no grupo de aviação. Até o ano passado, as instruções de patrulha marítima eram feitas no C-95 modernizado e no P-95.

“É importante para a operacionalidade da minha turma. Vamos chegar aos esquadrões já sabendo voar na aeronave modernizada, acompanhando esse momento da aviação de patrulha”, avaliou o tenente Augusto Ribeiro Rodrigues.

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Tenente Rodrigues comenta sobre a expectativa de voar na nova aeronave. (Imagem: Agência Força Aérea)

As instruções com a aeronave modernizada são feitas por pilotos do 2º/7º GAv, Esquadrão Phoenix, unidade sediada em Florianópolis (SC) que recebeu o primeiro P-95M. A transição operacional do C-95 Bandeirante modernizado para a nova aeronave é um ganho para os novos patrulheiros. “A parte de aviônica é praticamente igual, incluindo as quatro telas do painel da cabine de pilotagem, as quais dão todas as informações do voo. Então é muito mais fácil essa transição, o que significa que ele (o piloto) vai chegar mais rápido nessa evolução operacional”, afirmou o instrutor, capitão Erick Luiz Pereira, sobre os inúmeros benefícios da nova aeronave.

“A partir do momento que eles recebem a instrução do P-95 modernizado, eles (pilotos) já saem prontos para receber instrução nas localidades para as quais eles serão designados”, afirmou o tenente Kllaus Fernando Gaio, instrutor do Esquadrão Rumba.

Sobre a aeronave

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Painel digital da cabine de pilotagem P-95M (Imagem: Agência Força Aérea)

O P-95M conta com radar Seaspray 500E e tem condições de detectar navios de grande porte a até 100 milhas (160 Km). A capacidade de imageamento do novo equipamento possibilita acompanhar cerca de cem alvos, ao mesmo tempo, em alta resolução.

Outra novidade fica por conta de que o Bandeirulha modernizado esta dotado com outros sistemas eletrônicos de geração mais avançada. A suíte aviônica integrada facilita a ergonomia e a consciência situacional dos pilotos, reduzindo a fadiga de voo. A interface digital facilita a leitura das informações dos diversos sistemas embarcados, de forma simples e prática.

“Conseguimos procurar navios ou embarcações que estejam em perigo e detectar com mais facilidade. Dependendo da posição, conseguimos tirar uma foto do navio e saber se é o que estamos procurando ou não. Ou se for o caso, dentro da nossa parte de busca e salvamento, conseguimos analisar se aquilo é um bote ou um sobrevivente que estaria precisando de um resgate nosso”, disse o capitão Luiz.

Ivan Plavetz

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