INBRA e DuPont investem em blindagem veicular

0
1603
O novo showroom de carros blindados, , localizado na avenida Europa, destacada vitrine da capital paulista, com lojas das principais marcas de luxo do país

 O Grupo INBRA e a DuPont reafirmam uma liderança no segmento de blindagem veicular, investindo cada vez mais nos mercados privado e de segurança pública

Por Paulo Bastos Jr e Hélio Higuchi

 

A InbraBlindados, com uma tradição de 28 anos no mercado no Brasil, parte do Grupo INBRA inaugurou, no dia 12 de novembro, em São Paulo (SP), o seu primeiro showroom onde a empresa apresentará a clientes carros pronta-entrega com a mundialmente reconhecida tecnologia Kevlar®, da DuPont, para segurança privada.

Pioneiro em blindagem veicular no Brasil, o Grupo INBRA prevê um aumento de 50% do seu faturamento com o novo espaço, que possui uma área de 540 m², reunidos em dois pavimentos, localizado no principal eixo comercial do mercado de carros de luxo da capital paulista, a avenida Europa, mostrando a disposição da empresa em investir no segmento, reafirmando sua posição de liderança e referência no mercado.

 

Nosso show room é uma conquista importante e que vem coroar os 40 anos do Grupo INBRA, sendo desses, 28 da InbraBlindados. Graças ao empenho da nossa equipe, inauguramos esse novo espaço privilegiado no mercado, oferecendo aos clientes carros pronta-entrega e outros serviços, resultando um aumento significativo e alavancando ainda mais nossos negócios no segmento automotivo”, afirmou José Antonio da Silva, vice-presidente executivo do grupo.

O novo espaço irá atender de forma exclusiva a demanda de consumidores que buscam por um veículo blindado com DuPont™ Kevlar® original, a única solução do mercado que atende aos mais exigentes níveis de segurança, uma necessidade cada vez maior devido à violência no País.  Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (ABRABLIN), a frota de blindados no Brasil é a maior do mundo, estimada em 220 mil veículos, sendo cinco vezes maior que a segunda colocada, no México, que possui cerca de 50 mil unidades em circulação.

A DuPont Segurança & Construção é líder mundial no fornecimento de inovação para as necessidades essenciais da vida, como água, abrigo e segurança. Possui produtos com capacidades únicas, escala global e marcas icônicas como Corian®, Nomex®, Tyvek®, GreatStuff™, Styrofoam™ e Filmtec®.

O Kevlar® é uma fibra exclusiva da DuPont que fornece proteção superior, com leveza, durabilidade e resistência inigualáveis, pois é cinco vezes mais resistente que o aço. O material é o mesmo usado em blindados militares, aeronaves e foguetes espaciais, além de coletes balísticos, capacetes, escudos e outros equipamentos de proteção pessoal. “A parceria entre a InbraBlindados e a DuPont garante proteção até nos pontos mais vulneráveis dos veículos, como bordas, pontos de encaixe, abertura de portas e vidros, com acabamento perfeito e blindagem nível III-A, a máxima permitida para uso civil. É a mais alta tecnologia aplicada na segurança de veículos e pessoas”, disse Marcelo Fonseca, líder de estratégia do segmento de proteção balística da DuPont.

O Grupo INBRA difere das demais empresas do setor por fabricar seus componentes utilizados no processo de blindagem, os anteparos balísticos implementados no veículo, da manta termo formada, utilizando a fibra com Kevlar®, que garante uma blindagem sem pontos vulnerais, e criando kits próprios para cada modelo de veículo, garantindo total rastreabilidade de materiais e processo. As técnicas inovadoras de execução aliadas a tecnologia empregada nos materiais proporcionam ao usuário a blindagem mais segura do mercado.

Além disso, a InbraBlindados é a única que possui o vidro Spaceglass, com 10 anos de garantia contra delaminação e nível de proteção III-A. Esse vidro é construído com lâminas de cristal especial, unidas por filme PVB mais camada Hard Poliurethane e Spallshield antifragmentação, que constitui o ponto forte desta tecnologia, conservando a curvatura original. Isso   proporciona excelente qualidade, não produz estilhaços para o interior do veículo e resiste a impactos múltiplos. “Com essa tecnologia exclusiva, o vidro possui eficácia superior aos demais do mercado, nas variações de temperatura das diversas regiões do Brasil, seja ela o calor extremo do Norte/Nordeste ao frio extremo da Região Sul. Atualmente, temos uma média de 50 veículos blindados por mês, com produção em torno de 120 kits para fornecimento aos nossos distribuidores em âmbito nacional; nossa projeção é de um aumento de 50% com o novo negócio de pronta entrega”, explicou Fábio Cortezi, gerente comercial da InbraBlindados.

Como blindadora oficial de grandes montadoras, a INBRA é a única homologada pela Volkswagen, desde 2004, para a linha Premium, o que permite a um cliente optar pela aquisição de blindagem na própria concessionária, quando adquirir um veículo zero quilômetro sem perder a garantia de fábrica. Agora, em 2019, após rigoroso processo de certificação, a empresa também conquistou a parceria com a Toyota, para a blindagem com garantia de fábrica do Corolla 2020.

 

PARA FORÇAS POLICIAIS

O segmento de blindagens veiculares para forças de segurança pública também é observado com muito interesse, principalmente a blindagem total ou parcial de viaturas de patrulhamento.

Na LAAD Defence & Security 2019, a mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, o Grupo INBRA apresentou em seu estande uma viatura policial parcialmente blindada, modelo FIAT Toro, com proteção balística parcial nível IIIA, e que foi um dos grandes destaques desse evento.

Desde a mudança na legislação  a cargo do Exército, que permite que uma viatura policial seja parcialmente blindada, tendo apenas suas partes mais expostas sendo protegidas, começou um grande movimento em praticamente todas as secretarias de segurança, as quais começaram a estudar e testar os modelos que mais se adequam às suas necessidades.

A blindagem parcial permite que uma grande frota de veículos receba uma boa proteção balística nas partes mais expostas em eventuais confrontos, como vidros e portas, aumentando a segurança a um preço compatível com a realidade orçamentária.

Em 18 de fevereiro deste ano, o 39º Batalhão de Polícia Militar do Interior, da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), na cidade de São Vicente, recebeu uma viatura policial parcialmente blindada, modelo Fiat Weekend Adventure, para testes. Três dias após, durante uma perseguição, a viatura foi alvejada no vidro frontal, que resistiu, preservando a vida dos policiais permitindo que conseguissem concluir a missão.

Está claro para todos que a segurança dos agentes de segurança deve ser priorizada pelo Estado. Com isso fica cada vez claro que a proteção balística veicular, seja em viaturas táticas operacionais ou em viaturas de patrulhamento, total ou parcial, é um importante Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) para esses profissionais e uma tendência que todas as policias devem seguir, abrindo assim, um importante mercado que deve ser cada vez mais explorado. O Grupo INBRA e a DuPont já se anteciparam.