ILA 2016: Novo sistema de defesa antiaérea

0
2792
O novo sistema se adapta a vários tipos de plataformas móveis. (Imagem: MBDA Deutschland)

A MBDA Deutschland, juntamente com sua parceira industrial Rheinmetall, exibiu no ILA Berlin Air Show 2016, encerrado no último fim de semana, um novo conceito de sistema de defesa antiaérea para curtas e ultracurtas distâncias.

De acordo com a companhia, a solução reúne proteção móvel com resposta de fogo imediata, integrando-se dentro da arquitetura do sistema TLVS como elemento adicional de defesa antiaérea integrada.

A MBDA e Rheinmetall afirmam que estão oferecendo uma solução completamente modular  para alavancar a integração já existente entre subsistemas e componentes, tais como os misseis guiados Mistral da MBDA e torre MPCS da Rheinmetall. Essa combinação emerge como um componente que pode ser considerado sucessor de alta-performance do sistema  IeFlaSys/Stinger.

Conforme a MBDA, o componente é dotado de atraentes capacidades de reconhecimento, comando e controle, bem como de eficácia contra um largo espectro de atuais e futuras ameaças de curto e ultracurto alcance.

A modularidade do sistema confere flexibilidade de integração em vários tipos de plataforma, como por exemplo, a viatura Boxer. O sistema é relativamente leve mesmo que haja um considerável numero de terminais  por viatura. Segundo as fabricantes, ele pode ser usado com eficiência contra alvos de pequeno tamanho como os Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS conforme sigla em inglês).

Ivan Plavetz