IDF REVELA O FUTURO DO VEÍCULO DE COMBATE ARMADO: O CARMEL

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O Carmelo (a sigla em hebraico para Advanced Ground Combat Vehicle) está em desenvolvimento pela Administração do Ministério da Defesa para o Desenvolvimento de Armas e Infraestrutura Tecnológica (MAFAT) através do Merkava Tank Administration, e constituirá um salto quântico no campo de veículos blindados.

Ainda em desenvolvimento, muitos países estão expressando interesse pelo AFV autônomo.

Como parte dos contínuos esforços da IDF para manter uma vantagem militar qualitativa sobre seus inimigos, o Ministério da Defesa apresentou recentemente três novos protótipos para o avançado veículo blindado de combate Carmel (AFV), que oficiais dizem revolucionar o campo de batalha.

O Carmelo (a sigla em hebraico para Advanced Ground Combat Vehicle) está em desenvolvimento pela Administração do Ministério da Defesa para o Desenvolvimento de Armas e Infraestrutura Tecnológica (MAFAT) através do Merkava Tank Administration, e constituirá um salto quântico no campo de veículos blindados.

“Concluímos um longo processo hoje, no qual, juntamente com o Corpo de Blindados e as Forças Terrestres, caracterizamos nossas necessidades operacionais no futuro campo de batalha”, disse o Brigadeiro-General Guy Hasson, oficial chefe do Corpo de Blindados.

Lançado há três anos como um plano plurianual, o Carmel está na vanguarda do novo conceito militar de combate, baseado em capacidades de manobras autônomas e automáticas, inteligência artificial, propulsão híbrida e muito mais.

Projetado para desempenhar um papel de liderança no futuro campo de batalha, o veículo de combate utiliza recursos de inteligência artificial que permitem uma consciência situacional completa e respostas rápidas às ameaças do inimigo, reduzindo drasticamente a carga de trabalho da equipe.

Com inúmeros sensores e câmeras, o Carmel permite que a equipe ordene ações autônomas, como a busca simultânea de vários alvos inimigos e a priorização dos alvos e da direção off-road.

Tirando as lições da Operação Protective Edge de 2014, onde os soldados IDF lutaram em ruas estreitas e becos na Faixa de Gaza, o AFV de 35 toneladas foi projetado para ser simples de operar, relativamente barato, ágil e letal, apresenta poder de fogo para combate próximo e urbano.

Operado por uma tripulação de dois homens, é quase completamente autônomo e altamente invisível ao radar inimigo. A plataforma possui tecnologias inovadoras, incluindo blindagem transparente modular, proteção ativa cooperativa de última geração, um sistema de alerta e neutralização de IED e um motor híbrido.

Ele também é equipado com drones táticos que podem ajudar com vigilância e reconhecimento, bem como capacidades de ataque. O Carmel também incluirá uma geração totalmente nova de proteção ativa e permitirá que a tripulação de dois homens opere em portais fechados enquanto ainda assiste a todo o campo de batalha.

Mas o Carmelo não é um tanque que não é muito manobrável em ambientes urbanos, disse Hasson.

“É algo totalmente diferente de um tanque: é uma plataforma totalmente nova”, disse ele a repórteres em uma demonstração ao vivo no norte de Israel. “Embora a natureza da guerra não mude, o soldado no solo enfrentará uma grande incerteza e terá que mudar”, disse Hasson.

Enquanto o MAFAT espera que os testes de desenvolvimento e demonstração do Carmelo se estendam na próxima década ou mais, os protótipos de plataforma mostrados aos repórteres incluem um de Rafael, um da IAI e um da Elbit – as três maiores empresas de defesa de Israel.

Meir Shabtai, gerente geral de robótica e sistemas autônomos da IAI, disse que o Carmel é “a próxima geração de veículos de combate” manobrando sozinho e e engajando alvos a longas distâncias.

“A quantidade de informação que um humano pode entender é limitada, então a plataforma fornece ao operador apenas o que ele precisa”, disse ele, explicando que o veículo pode tomar a decisão de disparar contra alvos e “permitir que o operador lide com o que ele precisa se concentrar. ”

Segundo o Ministério da Defesa, cada empresa foi convidada a desenvolver sua plataforma a partir de um conceito baseado em tecnologia que transformaria plataformas existentes e futuras em um veículo avançado com um cockpit – muito parecido com o de um caça – onde a maioria das atividades é realizada autonomamente (deslocamentos, detecção de ameaças, aquisição de alvos, bem como manobras defensivas e ofensivas).

O protótipo desenvolvido pela Elbit Systems usa o IronVision Helmet Mounted Display, que é baseado na tecnologia desenvolvida para o jato F-35. Com três grandes telas ao redor do soldado, o uso do capacete permite que ele veja o lado de fora do veículo e opere o AFV sob portais fechados, aumentando ainda mais a capacidade de sobrevivência da tripulação.

A Rafael, enquanto isso, também demonstrou um veículo com uma porta fechada e um design panorâmico revolucionário, dando à tripulação uma consciência situacional de 360 ​​graus e um instantâneo verdadeiro e atualizado do que está acontecendo fora do campo de batalha. Além da grande tela panorâmica, a tripulação opera uma touchscreen pessoal com capacidade de conexão, dividindo o trabalho de planejamento de missão autônomo, condução e operação simultânea de todos os sistemas de armas de veículos, todos baseados em inteligência artificial de combate e capazes de detectar e neutralizar um grande número de alvos simultaneamente.

A IAI apresentou uma plataforma que combina uma tela panorâmica, telas de controle individuais e um controle semelhante ao joystick do console de jogos do Xbox. As capacidades autônomas do veículo de combate da IAI são operadas por um sistema central e autônomo que integra os vários componentes da plataforma e ajuda o operador humano no processamento de informações e no foco em ameaças críticas para tomar decisões efetivas.

“Estamos nos preparando para uma percepção revolucionária das manobras terrestres”, disse o brigadeiro-general. Yaniv Rotem, chefe de pesquisa e desenvolvimento do MAFAT, acrescentando que muitos exércitos em todo o mundo, incluindo o Exército dos EUA, estão interessados ​​na plataforma e estão acompanhando as demonstrações ao longo dos próximos meses.