Homenagem a Marinha do Brasil em obras de arte desenhadas a mão!

0
1346
Reprodução de quadro com as realizações durante o comando do almirante Leal Ferreira (Imagem: Marco Aurélio do Couto Ramos).

A edição Nº 155 da Revista Tecnologia & Defesa tem na sua capa uma ilustração feita a mão, em preto e branco, que mostra alguns meios do Poder Naval brasileiro (Atlântico, Barroso, Tikuna), tendo ao fundo a Bandeira Nacional.

Essa capa repercutiu nas midias sociais de T&D, e o email da redação recebeu dezenas de pedidos sobre quem seria o artista e engenheiro civil Marco Aurélio do Couto Ramos, natural de Goiânia (GO).

Mantendo a tradição, a edição Nº 155 da Revista Tecnologia & Defesa exibe como capa obra de arte inédita de Marco Aurélio do Couto Ramos, artista de Aviation Art residente em Goiânia e ex-presidente da Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial (ABRARTA), uma ilustração feita a mão em lápis grafite, um resgate não intencional das capas em P&B de outros tempos, mostrando em destaque o PHM Atlântico, a Corveta Barroso e um submarino diesel-elétrico tipo IKL.

No website do SpottersBrasil, o líder do grupo é assim apresentado “Entusiasta da aviação, artista plástico e fotógrafo. Foi membro fundador e Presidente da Associação Brasileira de Artistas em Arte Aeroespacial (ABRARTA), onde dedicou uma grande parte de seu tempo às Artes Plásticas, tendo seus trabalhos expostos em vários eventos aeronáuticos e espaços culturais. É colaborador do Site Spotter, tendo fotografado diversos eventos aeronáuticos, operações aéreas militares e feiras, tanto no Brasil, quanto no exterior”.

E o processo criativo recente desse artista goiano não se restringiu somente a uma capa para T&D.

O talento de Marco Aurélio esteve presente em momentos como a despedida do almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, em sua última reunião do Almirantado, e na despedida do Almirante Ilques Barbosa do Estado Maior da Armada, antes de assumir como o novo comandante da Marinha do Brasil.

Homenagem a esposa do almirante Leal Ferreira, Sra. Christiani Prisco Leal Ferreira, pelo sua passagem como Diretora Nacional das Voluntárias Cisne Branco.
Entrega da obra de arte/homenagem ao almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira na sua última reunião com o Almirantado ainda como comandante da Marinha do Brasil. (acima e abaixo)

Segundo depoimento do próprio Marco Aurélio “Encerra-se uma etapa e inicia-se outra em nossa Marinha. Meu contato inicial com esta Arma deu-se ao final de 2017, através de Leonardo Lima, aviador naval e ex-comandante do Esquadrão HU-2. Impulsionado pelos amigos Guilherme WiltgenLuiz Padilha (Defesa Aérea & Naval), pelo comandante do A-140 Atlântico, Giovani Correa , (quando estive a bordo desse porta-helicópteros durante sua chegada ao Brasil, junto com o também amigo Roberto Caiafa), pude conhecer a todos. No mês de outubro, tive a alegria de ser convidado pelo almirante Ilques a participar de seu projeto das homenagens que seriam prestadas ao almirante Leal Ferreira, faina que aceitei com muito prazer. O vice-chefe do EMA, também me pediu para que eu participasse das homenagens ao almirante Ilques antes da sua saída. E assim foi feito… Espero que gostem…

Entrega ao Almirante Ilques Barbosa (retratado ao lado da esposa) do quadro com todos os comandos em sua carreira antes de assumir como Comandante da Marinha do Brasil (Charlie Mike).