Herói de guerra mobiliza militares brasileiros e norte-americanos

0
1961
Buyers_Caiafa
(Buyers autografa o livro “Heróis dos Céus”. Imagem: Roberto Caiafa)

O major John W Buyers, veterano da Campanha da Itália, na Segunda Guerra Mundial, como membro da United States Army Air Force (USAAF), tendo atuado como oficial de ligação do 350th Fighter Squadron com o 1st Brazilian Fighter Group (1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira), deu entrada na tarde de ontem em um hospital público na cidade de Recife (PE), apresentando um quadro de infecção respiratória aguda e necessitando ser submetido a uma diálise.

buyers_Italia_1945
​O major John Buyers na Itália, 1945 (Imagem: 1º Grupo de Caça via MUSAL)

Lamentavelmente, devido ao precário atendimento hospitalar existente, mesmo com o grave quadro de saúde do piloto norte-americano, ele simplesmente foi deixado quase que sem assistência. Rapidamente começaram os contatos entre familiares, veteranos brasileiros, Consulado dos Estados Unidos, o adido militar e a Força Aérea Brasileira (FAB), todos trabalhando em conjunto, o que resultou na transferência do major Buyers para um hospital militar com melhores condições, nesta terça feira. Um merecido reconhecimento, ainda que tímido em função do fato que o tratamento dispensado ao major Buyers reflete a situação a que é submetida a grande maioria da população brasileira dependente de serviços públicos de saúde. Mesmo assim, vale destacar a atitude da FAB que fez pelo major, um personagem importante em sua história, o mesmo que vem fazendo, há décadas, por brasileiros desassistidos nos mais distantes confins do País.

Nascido no Brasil, filho de importante professor norte-americano, o major Buyers não se contentou apenas com a função burocrática na Itália, obtendo permissão, da parte do coronel-aviador Nero Moura (comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça), para participar de 23 missões voando caças P-47D Thunderbolt em combate.

Roberto Caiafa