HENSOLDT vence contrato da Marinha Alemã: Radar TRS-4D equipará corvetas K130

A HENSOLDT equipará o segundo lote das corvetas K130 da Marinha Alemã com o moderno radar naval TRS-4D Rotator e sistema de identificação IFF (amigo ou inimigo) MSSR 2000 ID.

A empresa recebeu um pedido de sete sistemas, encomenda da autoridade de compras alemã Federal Office of Bundeswehr Equipment, Information Technology and In-Service Support (BAAINBw), com previsão de serem entregues até 2022.

“Com o TRS-4D, as corvetas receberão um sistema de radar extremamente poderoso que já provou suas capacidades, especialmente no difícil ambiente das águas costeiras”, disse o CEO da HENSOLDT, Thomas Müller.

O TRS-4D já está sendo usado a bordo da nova fragata F125, em uma configuração que compreende quatro antenas planas fixas.

O primeiro lote de corvetas K130 recebeu o radar TRS-3D. Nas fotos acima e abaixo, uma corveta K-130 em visita ao Brasil (fotos de Roberto Caiafa), exibe seu radar TRS-3D, que será substituído pelo TRS-4D Rotator.

Para o segundo lote de cinco navios, a HENSOLDT recebeu a encomenda dos radares TRS-4D fornecidos em uma versão que compreende uma antena rotativa mecânica (TRS-4D Rotator), a mesma contratada para o navio Litoral Combat Ship (LCS) da Marinha dos EUA (US Navy).

Este sistema radar é parte de uma família de produtos que também inclui uma versão de defesa aérea baseada em terra, o TRML-4D, assim os operadores podem se beneficiar com as melhorias contínuas do produto e vantagens com relação ao gerenciamento de peças para reposição e implementos de treinamento.

O TRS-4D foi projetado para ser usado em operações antiaéreas e anti-superfície.

Sua antena rotativa combina varredura de azimute mecânico e eletrônico, permitindo que os alvos sejam detectados e rastreados com rapidez.

Graças à maior sensibilidade do sistema de radar empregando tecnologia AESA, é possível detectar alvos pequenos e de manobra com maior precisão, e confirmá-los rapidamente (IFF), dando mais tempo a tripulação do navio para responder às ameaças.

Como as características do sistema podem ser definidas através de software, o radar pode ser programado especificamente para aquele vetor e seus parâmetros definidos de acordo com os requisitos do cliente.

O TRS-4D também pode ser adaptado para combater quaisquer ameaças novas ou modificadas que possam surgir durante a vida útil do navio.

O sistema também inclui um radar secundário MSSR 2000 I para identificação de amigo ou inimigo (IFF), que está em conformidade com todos os padrões IFF, inclusive o mais recente “Mode S / Mode 5”.

Atualmente, todas as tropas da OTAN e seus aliados estão convertendo seus sistemas IFF para o Modo 5, uma vez que este padrão é necessário para operações conjuntas.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Estado-Maior do Exército, por meio da portaria 1.294-EME/C Ex, de 03 de abril de 2024, aprovou a diretriz de...

Com o objetivo de desenvolver sistemas de alta tecnologia de propulsão e de  aeronaves não tripuladas, está sendo anunciada a...

De todas as novidades da FIDAE 2024, definitivamente a que mais surpreendeu o público não foi a vinda do caça...

A atuação dos drones na guerra entre a Rússia e a Ucrânia mudou os conceitos e doutrinas do atual cenário...

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM BREVE