HENSOLDT “TwInvis”, o ouvido invisível (radar passivo) no PAS 2019.

0
1026
O estande da Hensoldt em Bourget.

A HENSOLDT, fornecedora líder alemã de soluções de sensores, demonstrou seu sistema de radar passivo chamado “TwInvis” ao público durante o Paris Air Show 2019.

O nome “TwInvis” é composto de “gêmeo” + “invisível”, já que nem o próprio TwInvis nem os alvos a serem detectados emitem sinais por si mesmos, o que significa que eles são “invisíveis”.

O sistema TwInvis, que pode ser integrado a um veículo todo-o-terreno ou a uma van, não emite seus próprios sinais para monitorar o tráfego aéreo, mas simplesmente analisa “passivamente” os ecos dos sinais das estações de rádio ou TV.

“Nossos receptores digitais altamente sensíveis e recém-desenvolvidos possibilitam que um único sistema TwInvis monitore até 200 aeronaves em 3D em um raio de 250 quilômetros. Isso era impensável há poucos anos ”, disse o CEO da HENSOLDT, Thomas Müller. “Isso abrirá opções completamente novas para aplicação em áreas como defesa aérea, proteção de grandes eventos ou controle de tráfego aéreo.”

Trabalhando como meros receptores, os sistemas de radar passivo detectam as aeronaves analisando os sinais que elas refletem das emissões existentes de terceiros.

O sistema TwInvis da HENSOLDT se destaca com uma imagem muito precisa do espaço aéreo coberto, que é obtido pela análise simultânea de um grande número de bandas de frequência.

Por exemplo, até 16 transmissores FM (rádio analógico) mais 5 frequências usadas por vários transmissores DAB e DAB + (rádio digital), bem como DVB-T e DVB-T2 (televisão digital terrestre) podem ser analisados ​​simultaneamente pela primeira vez.

Além disso, a nova geração de software da HENSOLDT fornecerá um desempenho sem precedentes em termos de alcance e precisão de detecção.

Em aplicações civis, os sistemas de radar passivos possibilitam o controle de tráfego aéreo econômico sem emissões adicionais e sem o uso de frequências de transmissão, que são escassas.

Em aplicações militares, o sistema permite a vigilância de área ampla usando receptores em rede, oferecendo a vantagem de que os sistemas de radar passivos não podem ser localizados pelo inimigo e são muito difíceis de bloquear.

Além disso, nenhum acordo é necessário com qualquer outra autoridade pública, já que não há radiação, o que permite que o sistema esteja rapidamente pronto para implantação em novos locais e também para ser usado em áreas urbanas.

Isso resulta em outra vantagem da nova tecnologia: o sistema pode ser usado em locais onde a cobertura era anteriormente inadequada, em particular / por exemplo, em regiões montanhosas.

O TwInvis já mostrou o que pode fazer em várias demonstrações para clientes militares, organizações de controle de tráfego aéreo e outras partes interessadas.

Dois demonstradores TwInvis já foram entregues a clientes em potencial na Europa.