Helibras entrega 16º Fennec modernizado para o 1º BAvEx

0
1291
O 16º Fennec modernizado ficará na base de Taubaté, SP (Imagem: Helibras)

A Helibras entregou no  final de agosto mais um Fennec modernizado para o 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx).

Esta foi a segunda aeronave entregue no ano e a 16º do contrato firmado em 2011, que prevê a modernização de 36 unidades.

O helicóptero, na versão militar do tradicional Esquilo, ficará baseado em Taubaté (SP), sede do Comando de Aviação do Exército Brasileiro.

O Fennec AS 550 A2 modernizado poderá representar a transição para um helicóptero de ataque genuíno, dentro da Aviação do Exército Brasileiro. (Imagem: Roberto Caiafa)

A aeronave modernizada, que está sendo utilizada no treinamento dos pilotos para familiarização, recebeu um sistema glass cockpit, novos sistemas de comunicação e navegação digital, piloto automático dois eixos, novo braço de armamento, entre outros.

Em 2017 está prevista ainda a entrega de outras duas unidades modernizadas do Fennec.

NOTA do AUTOR:

Estudos em curso no Comando de Aviação do Exército indicam fortemente a criação de uma unidade com 12 aparelhos modernizados AS 550 A2 Fennec artilhados como solução doutrinária de “transição” até que uma melhor condição orçamentária permita a aquisição de um helicóptero de ataque genuíno.

A combinação foguetes + armamento de cano (canhão ou metralhadora) não atende questões como alcance e letalidade/precisão, além de expor o AS 550 A2 a fogo inimigo.

O uso de ATGM (míssil antitanque guiado) leve, na classe de 4 km de alcance, e sensores associados de aquisição dia/noite tornam-se mandatórios para garantir um mínimo de eficácia a proposta.