Helibras encerra 2015 com a entrega de três novos H225M

0
2009
Imagem 2 H225M-Helibras
Entre as três aeronaves estão as primeiras unidades operacionais da FAB e do Exército. (Imagem: FAB)

A Helibras entregou, na última semana, três helicópteros H225M para as Forças Armadas, sendo dois para o Exército Brasileiro e um para a Força Aérea Brasileira (FAB). Com essas unidades, a Helibras encerra 2015 com sete helicópteros H225M entregues no decorrer do ano.

As três aeronaves entregues são as primeiras nas respectivas configurações operacionais configuradas para a FAB e para a Aviação do Exército (AvEx). Além dos sistemas já presentes nas aeronaves anteriormente recebidas pelas Forças Armadas, os novos helicópteros possuem equipamentos especiais que proporcionarão maior segurança na realização de missões de busca e salvamento em território hostil (designadas internacionalmente de C-SAR- Combate-SAR), entre eles sistema de contramedidas eletrônicas, que foi integrado ao H225M por profissionais brasileiros e testado em voo no País por pilotos da Helibras e da FAB.

A versão Operacional da FAB apresenta ainda algumas particularidades que aumentam seu raio de ação, como um tanque de combustível adicional e o sistema de reabastecimento em voo (REVO). O REVO permite que a aeronave seja abastecida por um avião durante uma missão, sem a necessidade de pousar ou interromper a atividade. A previsão é de que o sistema seja empregado em uma campanha de ensaios em voo a ser realizada em 2016, operação a ser realizada através da colaboração entre a Helibras, a Airbus Helicopters e a Força Aérea Brasileira.

“A entrega das versões operacionais é um grande passo para a Helibras. Essa etapa do programa envolvia um desafio para a nossa engenharia, que era integrar no país sistemas complexos, como o sistema de reabastecimento em voo, atualmente disponível somente em três outros países. Acredito que o resultado alcançado qualifica ainda mais a empresa e comprova nossa capacidade tecnológica e de inovação”, disse Richard Marelli, presidente da Helibras.

Como os demais H225M brasileiros, essas novas aeronaves também poderão ser operadas com óculos de visão noturna (NVG). Para a familiarização das atividades a noite com esse dispositivo os pilotos realizarão treinamentos no Full Flight Simulator (FFS) instalado no Centro de Treinamento e Simuladores da Helibras, no RJ.

Com essa entrega, as três Forças Armadas passam a contar com 22 aeronaves H225M disponíveis do total das 50 unidades previstas no contrato do H-XBR. Os 28 helicópteros restantes serão entregues até 2022. A FAB contará com nove aeronaves na configuração Operacional-FAB e a AvEx terá todos os seus 16 helicópteros na versão Operacional-EB, após uma etapa de retrofit nos H225M já entregues.

Ivan Plavetz