H130 da Helibras e o controle ativo de vibração

0
1379
Imagem 2 H-130-AVCS
O H130 apresenta nova tecnologia para anular vibrações da cabine produzidas pelo rotor principal durante o voo. (Imagem: Helibras)

O Sistema de Controle Ativo de Vibração (AVCS conforme sigla em inglês) do helicóptero H130 da Helibras vem ganhando destacado entre os operadores do modelo. A nova tecnologia reduz bastante a vibração induzida do rotor principal, e o resultado é uma viagem estável e confortável para todos os passageiros, independente de sua localização na cabine.

“O AVCS utiliza tecnologia pioneira em helicópteros que cancela a vibração na cabine, produzida pelo rotor principal, por meio de um sistema inteligente e moderno”, ressaltou o comandante Rogério Holzmann, piloto da Helibras que já demonstrou o novo modelo em vários estados do País. “Os acelerômetros instalados no H130 captam os níveis de vibração vindos do rotor e são analisados por um computador embarcado que produz uma onda contrária, neutralizando as vibrações e gerando uma sensação confortável.”

Por ser um sistema ativo, pode estar sempre em operação ou ser desligado pelo piloto a qualquer momento durante o voo. A tecnologia foi gerada com base no já eficiente sistema de controle de ruídos nos fones de aviação.

Imagem 3 H-130-AVCS
O infográfico apresenta níveis de vibração antes da chegada do AVCS (esquerda) e depois da instalação (direita). (Imagem: Helibras)

“Pensando também em outras importantes atualizações, como maior potência do motor, caixa de transmissão principal modernizada e novas estruturas de cabine, o H130 com sistema AVCS é o helicóptero ideal em sua categoria para a aviação executiva em viagens de maior distância, oferecendo agilidade, conforto e comodidade aos passageiros”, afirmou Artur Renó, gerente de vendas para o mercado civil da Helibras.

O H130 tem capacidade para um piloto e mais seis ou sete passageiros, de acordo com a configuração, e pode voar por quatro horas consecutivas e com autonomia de até 616 quilômetros de distância com tanque standard.

Ivan Plavetz