Gripen NG: Mais um grupo de brasileiros desembarca na Suécia

0
2338
Imagem 2 GripenNG-FAB
Cerca de 50 engenheiros e técnicos brasileiros já estão na Suécia. (Imagem: Saab)

A Saab, empresa de Defesa e Segurança, receberá em breve o próximo grupo de brasileiros que irá trabalhar no programa do avião de combate Gripen. Eles fazem parte do processo de transferência de tecnologia firmado entre a Saab e o Brasil, em outubro de 2014, como parte do contrato envolvendo o fornecimento de 36 Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Desde outubro de 2015, cerca de 50 engenheiros e técnicos brasileiros estão na Suécia, com suas famílias, para participar de treinamentos teóricos e práticos na fábrica da Saab em Linköping.

Todos os engenheiros e técnicos brasileiros receberão treinamentos específicos, de acordo com seus papéis no programa. Ao longo dos anos, mais de 350 brasileiros participarão do programa de transferência de tecnologia, composto por aproximadamente 60 projetos principais.

Para apresentar a cooperação entre a Saab e os parceiros industriais brasileiros no programa Gripen NG, a Saab apresentará a webserie “True Collaboration” (Colaboração Real, em português). A série irá contar a história de cinco engenheiros brasileiros e suas famílias, que estão na Suécia para fazer parte dessa emocionante jornada. Além de apresentar as expectativas de cada um, os capítulos irão abordar a chegada deles à Suécia, os treinamentos teóricos e práticos pelos quais passaram, além do retorno ao Brasil para a multiplicação do conhecimento adquirido.

Ivan Plavetz