Gripen NG: AEL Sistemas entrega software WAD Demo HMI

0
2076

A AEL Sistemas (AEL) realizou a entrega de uma versão preliminar do software WAD Demo HMI da Saab que demonstra conceitos de Interface Homem-Máquina (HMI – Human-Machine Interface) para o futuro WAD (Wide Area Display – Mostrador de Grande Área) que será usado nos caças Gripen NG (F-39) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Em fevereiro de 2015, a Saab anunciou a escolha da AEL como um dos parceiros do programa Gripen no Brasil. As empresas também assinaram um contrato para a transferência de tecnologia em que a AEL é responsável por fornecer o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD), que serão integrados ao Gripen NG para o Brasil como parte do contrato F-X2.

O novo programa de desenvolvimento dos sistemas aviônicos, iniciado no primeiro semestre de 2015, vai durar quatro anos e inclui o trabalho de desenvolvimento, integração e produção a ser realizado em Porto Alegre (RS). O trabalho de integração de sistemas na aeronave será feito pela Saab e pela Embraer.

Os engenheiros da AEL realizaram o desenvolvimento do software apresentado em colaboração com especialistas da Saab, com o objetivo de oferecer um exemplo das funcionalidades do WAD quando integrado ao Gripen NG.

O cronograma de desenvolvimento do software HMI será implementado paralelamente ao cronograma da Saab, seguindo também os requisitos do cliente. As principais funcionalidades desenvolvidas pela AEL para esta primeira entrega são:

  • Gerenciador de janelas para dar suporte ao layout de exibição definido para o Gripen NG;
  • Interação do piloto por meio do toque, usando o “IR touch”;
  • Mapas Digitais com os símbolos e a paleta de cores do Gripen;
  • Display Primário de Voo com a paleta de cores do Gripen;
  • Visualização de formatos para sensores de imagem e radar.

Funcionalidades adicionais serão implementadas nas próximas versões do equipamento.

“Estamos orgulhosos de entregar esta aplicação de acordo com o cronograma de desenvolvimento e com qualidade, permitindo que o time de HMI da Saab possa continuar o trabalho para o futuro software de HMI para o WAD. Acreditamos que este evento destaca e evidencia o compromisso da AEL com a Saab e a com a Força Aérea Brasileira , para fornecer a próxima geração de cockpit para a próxima geração de caças”, disse Sergio Horta, presidente da AEL.

“Esta é uma importante entrega da AEL para o desenvolvimento do Gripen NG para o Brasil, e um marco significativo no programa de transferência de tecnologia. A AEL trabalhou muito bem, com entregas pontuais e excelente qualidade. Acredito que a cooperação entre a AEL e a Saab é muito eficiente”, contou Mikael Franzén, responsável pela Unidade de Negócios do Gripen Brasil na área de Negócios Aeronáuticos da Saab.

Ivan Plavetz