GRAESP inicia curso para operador de aeronave remotamente pilotada

0
1686
(Imagem: Ivan Plavetz)

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (GRAESP/PA) realizou, no auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), a aula inaugural do curso de piloto/operador de sistema de aeronave remotamente pilotada (RPAS – Remotely Piloted Aircraft Systems), que tem o objetivo de capacitar servidores públicos para operar e monitorar esse tipo de equipamento.

A turma está composta por 10 alunos, servidores militares (PM/BM) e civis da Secretária de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). O curso possui duas etapas, sendo a primeira iniciada na última quinta-feira (25) em Belém sob a coordenação da Escola Internacional de aviação civil, e a segunda, que acontecerá no município de São Carlos (SP) sob coordenação da empresa X-Mobots.

A carga horária do curso será de 30 horas distribuídas nas instruções de simulador, montagem de aeronave, montagem de estação base, instrução para lançamento, decolagem e pouso, e revisão periódica.

GRAESP inicia curso de operador de sistema de aeronave remotamente pilotada. (Imagem: sargento Carlos Cesar)
GRAESP inicia curso de operador de sistema de aeronave remotamente pilotada. (Imagem: sargento Carlos Cesar)

O curso completo vai até o próximo dia 30 de setembro, e os alunos serão habilitados nas instalações da Escola Internacional de aviação civil e no GRAESP.

Ivan Plavetz